Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Técnicos em enfermagem podem ser uma solução no aumento de casos da Covid no Paraná

16 dez 2020 às 11:16
Por: Redação Tarobá News

Com o crescimento no número de casos de Covid-19 em todo o Paraná, o iminente colapso no sistema de saúde tem preocupado quem acompanha o noticiário. De acordo com o mais recente boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná registrou o recorde de mortes pela doença em 24 horas, com 116 óbitos. Segundo a Sesa, há 1.273 pacientes internados em todo o Estado, em hospitais da rede pública ou privada, em tratamento pela Covid-19.

A contratação de mais técnicos em enfermagem para o enfrentamento da pandemia foi facilitada pelo governo federal, já no início do ano - por meio do Ministério da Saúde, com a publicação da portaria nº 639 no Diário Oficial da União – e pode ser uma solução para este novo estágio.

Por meio do plano emergencial “O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde”, o Executivo pretende aumentar o número de profissionais da saúde no Brasil que possam trabalhar no enfrentamento da Covid-19. E a certificação por competência é uma das soluções mais rápidas para qualificar profissionais com experiência, mas sem a titularidade de técnico. O processo leva de um a três meses e os pedidos para certificação na área de técnico em enfermagem estão sendo avaliados com prioridade.

Oferecida no Paraná pelo Grupo Ietaam, a certificação por competência é uma aferição para profissionais com mais de 18 anos, com no mínimo dois anos de experiência na área e ensino médio completo. O processo é 100% online e reconhecido pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) do Ministério da Educação (MEC), pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

Com a titularidade, os profissionais poderão ser localizados para contratação no cadastro geral de profissionais da área de saúde, criado pelo Ministério da Saúde, de caráter instrumental e consultivo para auxiliar gestores municipais, estaduais, federais, do Sistema Único de Saúde (SUS) ou particulares no plano de combate à Covid-19.

Outras notícias

Criança é atropelada por carro da Secretaria da Saúde no Paraná; veja o flagrante

Bombeiros salvam bebê prematuro em resgate aéreo no Litoral

Casal com crianças é preso após tentativa de fuga no oeste do Paraná

“A Lei nº 9394/96 que autoriza o certificado por competência ainda é muito recente e, por seu desconhecimento, muitas pessoas ainda ficam preocupadas com fraude. Sua divulgação se tornou mais expressiva quando o Instituto de Educação Tecnológica Avançada da Amazônia (Ietaam) passou a oferecer esse serviço, em 2016. De lá pra cá, mais de 5 mil profissionais já foram certificados pelo Ietaam, em 29 áreas técnicas, em todo o país”, conta Bruno Souza de Oliveira, parceiro do Ietaam na regional sul, que atende os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O escritório tem emitido uma média de 22 certificações por mês. “Nós oferecemos um reconhecimento ao esforço e a dedicação dessas pessoas que já atuavam como auxiliar de enfermagem, mesmo sem a titularidade de técnico porque muitos deles não tiveram tempo ou orçamento para estudar”, contextualiza Juliane Cris Galvão, parceira do Ietaam na regional sul, sócia de Bruno.

Os interessados são orientados a encaminhar a documentação comprobatória de experiência. Com a análise de que a pessoa está apta a participar do processo, há uma segunda etapa, com uma prova online. Somente se for aprovado o candidato pagará pela taxa do processo e seu nome será cadastrado no site do MEC/Sistec, onde estão os registros de todos os profissionais técnicos. Com o certificado online, o novo técnico pode dar entrada em seu conselho de classe e pode participar de concursos públicos. Em poucos dias ele também recebe um certificado em sua casa.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

PRF apreende mais de 3,3 toneladas de maconha em Floresta

Paraná
Imagem de destaque

Incêndio em carreta interdita BR-376 na descida da serra entre o Paraná e Santa Catarina

Paraná

Tombamento de caminhão deixa uma pessoa gravemente ferida na BR-476, na Lapa

Paraná

Motorista embriagado atropela pedestre na BR-376 em Maringá

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Cidade
Londrina e região

Suspeita de embriaguez: vídeo mostra vereador cambaleando e caindo após acidente na BR-369

Cidade
Londrina e região

Polícia avança em investigação de latrocínio e ouve terceiro suspeito da morte de motorista

Cidade
Londrina e região

PRF instala novos radares e áreas exclusivas para motos na BR-369 após alta de mortes

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast PodBrevis | EP 3 | Registro de Imóveis | Rosângela Lantmann e Genivaldo Soares

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.