Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Tecpar estuda novas parcerias para otimizar soluções na área da saúde

11 nov 2021 às 16:36
Por: Agência Estadual de Notícias

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI) e a Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas) buscam oportunidades de atuação em conjunto em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), de forma a trazer, de maneira mais eficiente, novas soluções para a área da saúde para o Paraná.

Nesta quinta-feira (11), dirigentes e técnicos das instituições se reuniram em um workshop no câmpus CIC do Tecpar para tratar de possibilidades de parceria que podem ser firmadas entre as organizações, de forma a otimizar equipes e recursos.

Durante a reunião, foi apresentado um relatório de oportunidades técnicas, elaborado pelas equipes do Tecpar e do CPPI. O estudo preliminar identificou as principais áreas em que as instituições podem realizar trabalho compartilhado e apontou as primeiras ações a serem desenvolvidas. 

Em projetos conjuntos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), o estudo ressaltou a possibilidade de desenvolvimento de novos métodos analíticos in vitro, novos soros hiperimunes (soro antirrábico e anti-diftérico), kits diagnósticos e melhorias de processos produtivos.

Para o desenvolvimento dos estudos, a depender de cada projeto, as equipes poderão compartilhar equipamentos e recursos humanos, insumos, know how e infraestrutura, explica o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado. “A intenção dessa ação conjunta entre Tecpar, CPPI e Funeas é somar esforços e otimizar recursos, com o objetivo de fortalecer atividades de ciência e tecnologia no Paraná”, pontua.

Outras notícias

Vídeo mostra jovem sendo surpreendida por tornado no PR: "Achei que ia morrer"

PCPR indicia três homens por roubo de caminhão que causou seis mortes na RMC

Menina de 9 anos denúncia estupro em bilhete, e padrasto é preso

O diálogo entre as instituições para desenhar a parceria é importante para as organizações que atuam de forma complementar, avalia Marcello Augusto Machado, diretor-presidente da Funeas. “A fundação tem um interesse muito grande nessa parceria e nesse entrelaçamento das instituições para que possamos atingir os objetivos do desenvolvimento da ciência no Paraná, com a contribuição complementar entre Tecpar e CPPI”, observa Machado.

Rubens Gusso, diretor do Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI), ressalta que especialistas das instituições realizaram recentemente visitas técnicas para conhecer a estrutura laboratorial e os serviços realizados em cada local, observando os principais pontos de convergência.

“Esse workshop é uma oportunidade técnica de cooperação para identificar áreas de convergência na área da saúde entre duas instituições públicas, com a finalidade de otimização de recursos públicos e de atuação de forma complementar”, salienta Gusso.

POSSIBILIDADES – De acordo com as perspectivas apontadas no relatório, o Tecpar poderá prestar serviços para o CPPI em diversas atividades, entre elas o controle e sistema da qualidade e calibração de equipamentos, além de trabalho conjunto em elaboração de termos de referência, e na avaliação de projetos conceituais de qualificação de infraestrutura.Há, ainda, a possibilidade de as instituições trabalharem juntas para parcerias externas. O Tecpar também poderá fortalecer o Sistema da Qualidade do CPPI, por meio de treinamentos, workshops e benchmarking das equipes técnicas.

PRESENÇAS – Também participaram do workshop o diretor Industrial da Saúde do Tecpar, Iram de Rezende; as técnicas do Tecpar Ana Paula Lappas Gimenez Sbalqueiro, Tania Penha e Gisele de Goes; além do técnico do CPPI, Erickson Moura.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Olho Vivo: Paraná terá câmeras inteligentes com IA para reforçar a segurança pública

Paraná
Imagem de destaque

Ciclista é atropelado, cai em caçamba e acorda na garagem do motorista; Veja o vídeo

Paraná

Vidas salvas: Paraná já registra 17 doações de órgãos em janeiro que beneficiaram 46 pessoas

Paraná

Ministério Público conclui que houve omissão de socorro em caso no Pico Paraná

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Família de idosa denuncia suposta negligência médica após morte no Hospital do Câncer

Cidade
Londrina e região

Moradores de condomínio na zona oeste de Londrina reclamam de mau cheiro na água

Cidade
Cascavel e região

Motorista morre e três ficam feridos em grave acidente na BR-277 em Santa Tereza do Oeste

Cidade
Londrina e região

Avó assume criação de seis netos e pede ajuda na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Menina de 12 anos é encontrada após fugir de casa e mobilizar forças de segurança

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 7 | A inovação por trás do azeite

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.