O 10º Batalhão de Polícia Militar realizou, nesta quinta-feira (21), a solenidade militar alusiva ao Patrono das Polícias do Brasil – Tiradentes. O evento contou com a presença de integrantes do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e autoridades de Apucarana e demais municípios que compõem a área de atuação do 10º Batalhão. Também se fizeram presentes alunos, diretores e colaboradores do Colégio Cívico-Militar Prefeito Carlos Massareto e do Colégio Cívico-Militar Jandaia do Sul.
Durante a solenidade foi entoado o cântico do Hino Nacional, seguido da leitura da Ordem do Dia, pelo Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira. Para encerrar a solenidade ocorreu o desfile da tropa.
No dia 21 de abril, comemoramos o dia do Patrono das Polícias do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier - Tiradentes. Uma data inesquecível, não só para nós policiais, como para todos os cidadãos brasileiros. Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, nasceu no dia 12 de novembro de 1746, na “Fazenda do Pombal”, Minas Gerais.
Foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar no posto de alferes (primeira patente de um oficial) e ativista político que atuou no Brasil Colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Tiradentes foi executado no dia 21 de abril de 1792, aos 45 anos de idade. Ele é reconhecido como mártir da inconfidência mineira e considerado o patrono cívico do Brasil e herói nacional. Seu nome consta no Livro de Aço do Panteão da Pátria e da Liberdade.