Com a criação oficial do 30º BPM – Batalhão da Polícia Militar de Londrina, os municípios de Ibiporã e Jataizinho deixam de ser atendidos pelo 5º BPM.
A abrangência da nova corporação terá ao todo mais de 300 mil habitantes. De acordo com o coronel Hudson Teixeira, comandante geral da Polícia Militar do Paraná, a região vai crescer no que diz respeito à segurança pública.
“Temos estudados há algum tempo a necessidade da criação desse batalhão. Ele vem a melhorar, talvez não a curto prazo. Em um batalhão a previsão de soldados aumenta para 60, por exemplo, dependendo da região. A distribuição de viaturas também. O fato de ter a Companhia de Cambé também auxilia. Londrina será desonerada em várias atividades que realizava”, ressalta.
O 30º BPM terá sede na zona norte de Londrina. O novo batalhão ficará responsável pelo policiamento nos municípios de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Ibiporã, Jataizinho, Londrina, Primeiro de Maio e Sertanópolis.
Como consequência dessa implantação, será extinta a 4ª Companhia Independente. Também será criada a 11ª Companhia Independente da Polícia Militar do município de Cambé.