O 5º Batalhão da Polícia Militar (PM) de Londrina uniu forças com a comunidade e criou o primeiro Conselho de Segurança Rural do Paraná. Um posto avançado abandonado que pertencia à Polícia Rodoviária Estadual (PRE), localizado próximo ao trevo de acesso ao Patrimônio Selva, será reformado para sediar a 1ª Companhia da PM, que ficará responsável pelo patrulhamento.
“A ideia nasceu do fortalecimento da Patrulha Rural na região. A mudança foi perceptível por ruralistas e trabalhadores. A partir daí, nasceu a ideia do conselho, que terá adesão, à princípio, de todas as cooperativas, proprietários rurais e moradores dos distritos”, disse o comandante do 5º Batalhão da PM, tenente-coronel Nelson Villa.
Conforme o comandante, o procedimento agora é enviar o escopo do conselho para a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná, que precisa aprová-lo. Depois, resta realizar a eleição da diretoria. “Na reunião que fizemos ontem, montamos uma diretoria provisória. Agora, o estatuto será enviado à Sesp e retornando, será marcada a eleição da diretoria. Feita a eleição, marcaremos a inauguração da sede”, explicou Villa.
Villa ainda informou que o reforço no policiamento na zona rural tem surtido efeitos. Os índices de criminalidade diminuíram, porém registros de furtos à fiação elétrica têm incomodado moradores nas últimas semanas. Ações são estudadas para combater o crime.