A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) informou nesta quinta-feira (10) que abriu um procedimento para investigar o caso do cachorro que foi abandonado por um carro na avenida Leste Oeste, região central de Londrina, no último final de semana.
O vídeo do cão desesperado correndo atrás da suposta dona viralizou em grupos de mensagens e redes sociais e também já havia chegado ao conhecimento da Delegacia do Meio Ambiente do Paraná.
Pessoas de um outro carro que presenciaram a cena filmaram o momento do abandono e o cachorro correndo atrás do carro. Questionam a motorista que abandonou o animal, perguntando o motivo de não colocar ele dentro do veículo, mas ela não responde.
A gerente de fiscalização da Sema, Graziela Santana, disse que as diligências para apurar o caso e identificar a proprietária do veículo devem confirmar se houve abandona do animal, o que pode acarretar em multa que varia de R$ 50 a R$ 100 milhões, conforme critérios estabelecidos.
Em entrevista ao Tarobá Notícia, ela também confirmou que o vídeo serve como prova, de acordo a lei municipal e a conduta é tipificado como maus tratos. Os autores do crime podem responder na Sema, de maneira administrativa, ou também na esfera criminal. No último ano, foram mais de 2.300 denúncias.
Mais informações deste caso e novas denúncias podem ser feito pelo site da Prefeitura de Londrina. O paradeiro do cão ainda é desconhecido.