Os dois acusados da morte do guarda municipal Leonardo Gualberto, de 31 anos, foram absolvidos em uma decisão que saiu nesta terça-feira (01), após mais de 9h de julgamento. Anderson Reis Alves e Valdinei Aparecido de Deus foram a júri popular após quase quatro anos do crime.
Segundo a decisão dos jurados, foi reconhecida a materialidade do crime, mas não foi reconhecida a participação dos acusados no crime. Assim, eles foram absolvidos de participação no assassinato.
Dessa forma, o juiz revogou a prisão preventiva e os dois devem ser colocados em liberdade.
O crime aconteceu em 2018, na Avenida Júlio Verne, no Conjunto Santa Rita, na zona oeste de Londrina. O GM foi assassinado a tiros quando estava de folga da função e trabalhava como segurança em um mercado. Na época, Gualberto foi alvejado por 8 tiros. Câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens armados com pistolas invadem o supermercado e efetuam diversos disparos contra o GM.
Segundo as investigações, os dois agora absolvidos teriam fornecido o carro para os atiradores. O veículo foi encontrado incendiado nas proximidades do local do crime após o assassinato.
Um terceiro suspeito de participação, Thalysson Danillo Primo Lopes, morreu antes do julgamento em um suposto confronto com a Polícia Militar em agosto de 2018 na zona norte de Londrina.