O jovem que morreu na sexta-feira durante um confronto com a Polícia Militar em pleno viaduto sobre a avenida 10 de dezembro era considerado violento e ousado. O comando da PM analisou um vídeo que circulou na hora do tiroteio e defendeu a ação da equipe do Choque.
Matheus Valadares Ribeiro Figueiredo tinha 25 anos e era morador de Embu das Artes, no interior de São Paulo. Apesar da pouca idade, tinha diversas passagens por assalto
O rapaz tinha cometido um assalto em um estabelecimento comercial na avenida Waldemar Spranger minutos antes. Ele roubou uma corrente de ouro e um relógio. A avenida, uma das principais da cidade, ficou paralisada em pelo horário de pico. Uma pessoa gravou o momento dos disparos.
Para o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, não restam dúvidas que houve a reação por parte do bandido, que inclusive, foi identificado aterrorizando inúmeros estabelecimentos na região central da cidade.
“Ficou constatado, com absoluta convicção que se tratava da mesma pessoa que praticou o roubo, inclusive a arma apreendida é a mesma. Os objetos subtraídos no roubo estava com ele e foram pegos pelo pessoal do Instituto de Criminalística e Instituto Médico Legal. A imagem é muito clara: o policial se posiciona ao lado da viatura, abrigado, se protegendo. Com a arma portátil determina que o homem se entregue e depois de alguns segundos apenas é que o policial efetua disparos e a moto cai. Foi tentado dar os atendimentos devido ao homem alvejado, mas apesar do Siate ter chegado rápido só pode constatar o óbito”, comenta o tenente coronel, Nelson Villa, comandante do 5º BPM.
A ação do bandido foi muita parecida com outro homem, também do interior de sp, que foi preso em janeiro. A Polícia civil indiciou o assaltante de 25 anos por oito roubos que aconteceram em novembro do ano passado. Sempre se passando por entregador e com o mesmo objetivo, roubos de relógios de correntes de ouro. As investigações apontaram que ele fazia parte de uma associação criminosa.