A Prefeitura de Cambé realizou, nesta sexta (23), uma reunião, com coordenadores e diretores de escolas municipais, para passar as orientações para a retomada das aulas na próxima segunda-feira (26).
Cambé já tinha um protocolo de segurança, elaborado após o ataque a uma creche de Santa Catarina. Agora, nas unidades da rede municipal, só será permitida a entrada de alunos, professores e funcionários.
Os pais e responsáveis só poderão ir até o portão.
A rede municipal de Cambé conta com 44 unidades: 27 centros de educação infantil e 17 escolas do ensino fundamental até o quinto ano. Um total de 11 mil alunos que retornam às aulas na próxima segunda-feira.
Pelo plano de acolhimento, cada unidade trabalhará um momento interno, de 1h, antes do início das aulas.
Estela Camata, secretária de Educação, comenta que o momento de acolhida visa transmitir segurança “não só emocionalmente, mas com subsídios de respostas às famílias”.
Com a volta às aulas na rede estadual, a Polícia Militar (PM) retomou o patrulhamento preventivo nas escolas e com reforço.
“O que nós deixamos bem evidente é que não será apenas uma passagem; a PM vai parar em frente ao colégio, realizar uma troca com os profissionais, ficando à disposição de qualquer tipo de demanda” reforça o Tenente Bruno Franceschetti.
Mesmo neste momento de preocupação, em relação à segurança, município e PM querem passar tranquilidade aos pais e responsáveis.
“A segurança pública não depende apenas das Polícias Militar, Civil ou Federal, mas depende também do público, em casa. Nós criamos uma rede de contato com os pais e profissionais de Cambé, via Whatsapp, para darmos celeridade às informações, que serão sempre bem-vindas” afirma o Tenente Bruno.