A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio do Centro de Formação da Guarda Municipal de Londrina (CFGM), promoveu uma palestra para todos os servidores que ocupam função de liderança na instituição. As aulas foram conduzidas pelo corregedor-geral do Município, Jefferson Bento Costa, na última semana do mês de janeiro, com o tema Poder Hierárquico versus Poder Disciplinar.
A ação faz parte do Estágio de Qualificação Profissional (EQP), realizado anualmente para que os servidores possam aprimorar seus conhecimentos, resultando em melhorias no funcionamento dos serviços. O corregedor-geral do Município trouxe alguns esclarecimentos sobre o Poder Hierárquico. Este consiste nas atribuições de comando, chefia e direção dentro da estrutura administrativa, ou seja, um poder interno exercido pelos chefes aos subordinados.
Outro ponto abordado foi o Poder Disciplinar, que é atribuído à Administração Pública para aplicar sanções administrativas aos seus agentes pela prática de infrações de caráter funcional. São exemplos a advertência, multa, suspensão e demissão.
O corregedor-geral do Município, Jefferson Bento Costa, explicou que o principal objetivo das palestras foi transmitir, aos inspetores, supervisores e demais lideranças da Secretaria Municipal de Defesa Social, segurança nas medidas que precisam ser adotadas nas rotinas de trabalho, seja ao emitir uma orientação, seja no encaminhamento do caso à Corregedoria. “Durante a capacitação, foi realizado um comparativo entre o poder disciplinar e o poder hierárquico, bem como repassadas instruções sobre como orientar os servidores. Este contato com os líderes é de extrema relevância, pois, melhora a qualidade dos registros e das próprias denúncias, facilitando o trabalho da Corregedoria, além de evitar que situações corriqueiras sejam encaminhadas ao órgão de apuração disciplinar”, pontuou.