A Polícia Federal divulgou um balanço de uma operação realizada na terça-feira (30) contra os crimes de descaminho.
Equipes percorreram em Londrina e região. O objetivo principal é evitar crimes como comércio de eletrônicos, materiais de informática e aparelhos celulares pela internet.
O principal investigado morava em Arapongas e anteriormente atuava em Maringá. Os crimes de descaminho pela internet deixaram um prejuízo de R$ 16 milhões.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão; três em Arapongas e um em Maringá. Documentos recolhidos serão analisados no inquérito.
Em Apucarana foram cumpridos outros seis mandados de busca e apreensão em locais diferentes e apreendidas diversas mercadorias de origem estrangeira.
A operação é decorrente de informação do Ministério Público Estadual da cidade, quanto a existência de empresas, cujo dono seria um policial militar, mas que se utilizaria de familiares para o funcionamento da empresa.
Foi instaurado inquérito policial e houve a autorização judicial para buscas nos estabelecimentos comerciais, bem como na residência do policial.
Os mandados foram cumpridos com apoio da Receita Federal e da Corregedoria da Polícia Militar. Uma das empresas do grupo já foi alvo de uma operação no mês de março deste ano. As mercadorias apreendidas ficarão em depósito da Receita Federal, visando procedimento administrativo fiscal.