O balanço de atendimentos da Guarda Municipal de Londrina entre a Sexta-Feira Santa e a Páscoa mostra que as escolas municipais são alvos bastante visados por bandidos. Foram 44 ocorrências atendidas pela GM.
“Alguns prédios públicos por não terem atividade durante os fins de semana e feriado acabam ficando mais vulneráveis às ações de marginais. Eles partem para a tentativa até de furtar fiações e isso aciona o sistema de alarme”, explica o secretário de Defesa Social, Pedro Ramos.
Tudo é registrado por um sistema de videomonitoramento, que envia uma viatura quando o alarme de um prédio público é acionado. O trabalho é realizado pelo projeto "monitorar para proteger", desenvolvido desde dezembro de 2020.
“Isso mostra a eficiência, apesar do sistema simples de alarme, permite que a gente possa ver os mais de 300 pontos de prédios públicos do município”, ressalta o secretário.
A maioria das ocorrências foi de tentativas de furto. Ninguém foi detido porque ao ouvir o alarme os bandidos acabavam fugindo. Isso evitou também prejuízos aos prédios públicos, que antes do projeto sofriam com perdas materiais e depredação dos espaços.
“Com a utilização do sistema de alarme a gente praticamente reduziu esse tipo de ocorrência a zero”, finaliza Ramos.