O ex-major da Polícia Militar preso na última terça-feira (21) na Hungria é natural de Ibiporã. Sérgio Roberto Carvalho é considerado um dos maiores traficantes de drogas do mundo.
Nascido em Ibiporã, o ex-major tem 64 anos e se mudou com a família para Campo Grande no Mato Grosso do Sul ainda na juventude. Ele ingressou na polícia militar do Estado em 1980.
Ele foi para a reserva da PM em 1997. Um ano depois, foi condenado a mais de 15 anos de prisão pelo tráfico de cerca de 230 quilos de cocaína. O ex-PM sofreu também um processo para a perda do posto e da patente. Ele foi demitido da PM do Mato Grosso do Sul apenas em 2018.
Conhecido como “Pablo Escobar brasileiro”, o ex-major foi preso em Budapeste em uma operação da Interpol. Investigações apontam que ele tenha movimentado 45 toneladas de drogas da América do Sul para a Europa com valor estimado de mais de R$ 2 bilhões de reais, entre outros crimes.
A investigações sinalizam que o Porto de Paranaguá seja um dos principais pontos utilizados pela organização criminosa que seria comandada pelo ex-major.