O último final de semana foi marcado pelo desrespeito às normas sanitárias, com moradores registrando imagens de aglomerações na rua Paranaguá e na avenida Higienópolis. Os bares estavam fechados, mas dezenas de pessoas estavam nas calçadas consumindo bebidas alcoólicas e sem máscaras. A polícia militar foi acionada e dispersou a multidão
Na última segunda-feira (16), a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) enviou um ofício à prefeitura. A entidade solicitou o reforço da fiscalização com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar após as 22h nas quintas-feiras, sextas-feiras, sábados, feriados e vésperas deles.
O prefeito Marcelo Belinati se reuniu com as equipes de saúde e também entrou em contato com donos de bares e restaurantes. O município vai intensificar a fiscalização nos lugares onde há mais registros de aglomerações.
No próximo final de semana, a Guarda Municipal vai continuar realizando as Aifus com a Polícia Militar e órgãos da prefeitura. A GM também pretende fazer operações específicas nos locais onde são registrados mais aglomerações. Essas ações serão executadas entre quinta-feira (19) e sábado (21).
O foco será o cumprimento do horário do toque de recolher, que vale da meia noite às 5h. Neste horário também está proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos e coletivos.