Um ônibus de turismo de Londrina apreendido pela Receita Federal no último dia 6 passou pelo processo de "deslacração" nesta terça-feira (21), quando foram localizados celulares em fundos falsos no teto, no estepe e dentro do acabamento do veículo.
O ônibus, com placas de Londrina, veio para Foz do Iguaçu no dia 3 de setembro e foi apreendido no dia 6, em Santa Terezinha de Itaipu, quando voltava pra sua cidade de origem. Os fundos falsos foram descobertos graças a uma denúncia anônima recebida pelos servidores da Receita Federal.
No fundo falso, foram encontrados 119 celulares , avaliados em R$ 160 mil. Assim como as mercadorias, o veículo foi apreendido e não poderá mais ser recuperado pelo proprietário. Ninguém foi preso, porém serão enviadas Representações Fiscais ao Ministério Público para apuração dos ilícitos.
A Receita Federal disponibiliza telefones de contato para denúncias, de forma anônima, por meio dos números (45) 9 9152-2036 e (45) 9 9134-0100.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.