A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, informa o balanço dos principais atendimentos prestados pela Guarda Municipal de Londrina, no último recesso e final de semana, entre os dias 21 e 24 de abril.
Na quinta-feira (21), por volta das 11h, uma equipe da Guarda Municipal prestou apoio a um cidadão que estava dentro de um veículo e passou mal. Os guardas acionaram o socorro por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e o homem foi encaminhado para Unidade de Pronto Atendimento do Jardim do Sol.
Patrulha Maria da Penha
A GM foi chamada para prestar apoio a um policial civil que estava de folga, na tarde de quinta-feira (21), e recebeu um pedido de ajuda por parte de um jovem que informou que sua mãe estaria sofrendo agressões por parte de seu pai. Os guardas foram rapidamente até o endereço da ocorrência, nas proximidades da Prefeitura, e conseguiram localizar o suspeito.
No local foi constatado que o homem proferiu ameaças com uma faca em mãos, porém ele já estava contido pelo policial. Diante do flagrante foi dada voz de prisão e feito encaminhamento das partes para delegacia de plantão.
No domingo (24), por volta das 14h, a Guarda Municipal foi chamada para atender uma denúncia de violência doméstica em uma residência no Jardim Morumbi, zona leste. A vítima informou que seu ex-companheiro teria proferido agressões físicas e tomado seu celular.
A equipe chegou nas proximidades do local e encontrou a solicitante, que teria saído da casa para parar de ser agredida. Com apoio de outra equipe da Patrulha Maria da Penha, foi possível localizar o suspeito pelas agressões. Ele foi encaminhado para a delegacia de plantão.
E no início da madrugada desta segunda-feira (25), a Central de Emergência 153 da Guarda Municipal recebeu um pedido de ajuda por parte de uma mulher vítima de violência. Ela informou que seu ex-esposo invadiu sua casa e estava proferindo ameaças.
O suspeito estaria alcoolizado e proferiu agressões físicas contra a vítima, que estava com sua filha pequena no colo. Os guardas municipais conseguiram encontrar o homem e dar voz de prisão em flagrante por conta do descumprimento da ordem judicial e pelas agressões.
Moto clonada
Enquanto realizava patrulhamento preventivo pela Avenida Rio Branco, no final da tarde de sexta-feira (22), uma equipe do Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM) visualizou uma motocicleta suspeita. Foi dada voz de abordagem e, após verificação, os guardas constataram que a motocicleta era clone de outra, do estado de São Paulo.
A condutora afirmou estar com o veículo há, aproximadamente, um ano. Foram encontradas adulterações nas numerações do chassi e motor. A moto e a condutora foram encaminhadas para delegacia de plantão, e ela vai responder pelo crime de receptação.
Tráfico de drogas
Na sexta-feira (22), por volta das 23h, um homem correu ao ver a equipe do Grupo Especial de Pronto Emprego (GEPE) da Guarda Municipal, que realizava patrulhamento preventivo pelas imediações do Centro de Educação Infantil (CEI) Victoria Mazetti Dinardi, na Vila Marzia.
Mesmo tentando fugir, o homem foi localizado. Durante a fuga, ele deixou para trás uma sacola com 283 porções de substâncias entorpecentes fracionadas para venda. Com o flagrante, ele recebeu voz de prisão e foi levado para delegacia, onde deve responder pelo crime de tráfico de drogas.
Óleo na pista
Para evitar acidentes de trânsito, a Guarda Municipal sinalizou e conteve uma grande mancha de óleo derramada na Rua Cuiabá, quase esquina com a Rua Rio Grande do Norte, na manhã do último domingo (24).
Demais ações
Na manhã de domingo (24), as equipes da Guarda Municipal se uniram às demais forças de segurança pública da cidade para prestar homenagem ao cabo Ricieri da Polícia Militar, que faleceu em decorrência da ação de assaltantes no município de Guarapuava, na semana passada. O policial estava internado após ter sido atingido por um disparo, porém não resistiu ao ferimento.
Durante todo o feriado e final de semana, as equipes do setor operacional da GM reforçaram o patrulhamento pelo Terminal Rodoviário de Londrina, cemitérios, unidades de saúde, escolas e áreas de lazer. Também garantiram a segurança dos cidadãos que frequentaram os pedalinhos do Lago Igapó.