Por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), guardas municipais de Arapongas participam de uma capacitação para uso de arma longa – Carabina CTT.40. Na última terça-feira (9), 12 GMs passaram pela etapa teórica na sede da instituição. Na oportunidade, o grupo acompanhou aulas sobre legislação, uso adequado do armamento e fundamentos básicos.
Já nesta quarta-feira (10), foi aplicada a parte prática, na qual os guardas passaram por um treinamento que permitia um total de 70 disparos por cada profissional. Para o secretário da pasta, Paulo Argati, mais um importante passo para o aperfeiçoamento desses profissionais. “ É uma capacitação que habilita, gradativamente, os nossos GMs. Nesta semana, 12 passaram por esta instrução. Nos próximos dias, um novo grupo terá a mesma oportunidade. Benefícios que se somam com a qualidade da segurança pública do município, valorizando o nosso efetivo que é destaque em todo o Paraná”, disse. A instrução é ministrada pelo superintendente da GMA, GM Da Silva.
Em agosto deste ano, os GMs participaram de um treinamento de habilitação para o uso dos dois fuzis modelo Taurus T4 (semiautomáticos e de calibre 556), que foram adquiridos em junho. A aquisição fez da GMA a primeira do Paraná a adquirir esse modelo de armamento e a segunda no Brasil. A habilitação para o manuseio dos fuzis foi ministrada pelo tenente coronel Humberto Cavalcante. O curso de habilitação para manuseio dos fuzis Taurus T4 teve duração 40 horas e certificação pelo Centro de Ensino da Guarda Municipal de Arapongas.