Câmeras de segurança flagraram a confusão ocorrida no dia 24 de setembro, na UPA do Jardim do Sol, em Londrina, quando funcionários da unidade foram agredidos pelo filho de um paciente. O material foi divulgado nesta sexta-feira (14).
Nas imagens é possível ver que o agressor está em um corredor, próximo ao pai, que está deitado em uma maca. Ele parece chamar um atendente para conversar e o profissional se aproxima. Após alguns segundos, o homem acerta um soco no rosto do trabalhador, que sai correndo.
Depois da ocorrência, a Secretaria Municipal de Saúde alterou o controle de acesso na parte interna da unidade. Além disso, afirmou que solicitaria a presença de guardas municipais em escala de 24 horas no local.
De acordo com testemunhas e vítimas, o agressor teria ameaçado um servidor com uma faca. Mas a situação não foi comprovada.
Uma das vítimas agredidas foi o técnico em enfermagem Cristiano Aparecido da Silva, que trabalha na área da saúde há 15 anos. Ele sofreu um corte perto do olho. O profissional contou que outros dois colegas de trabalho viram a situação e, ao tentarem ajudar, também foram agredidos.
Segundo a administração municipal, dois guardas municipais estavam na UPA e trabalharam para conter a situação.
No dia seguinte à agressão, técnicos em enfermagem e o Sindicato dos Servidores Municipais (SindServ) realizaram protesto na unidade, pedindo mais segurança.
Todos os envolvidos prestaram depoimento sobre o caso. A defesa do acusado alegou que a confusão teria começado após omissão de socorro por parte dos servidores.