A nova Penitenciaria de Londrina, a unidade III da PEL, deve ser inaugurada em fevereiro. Ainda não há data definida, dependendo apenas da agenda do governador Ratinho Junior. A obra da cadeia já foi entregue e segundo o Coordenador Regional do Depen Londrina (Departamento Penitenciário do Estado), Reginaldo Peixoto, o local passa agora por adaptações de segurança e montagem de equipamentos. “A Sanepar está no final da obra da rede de esgoto e mês que vem ela deve estar liberada”.
A unidade já está sob responsabilidade do Depen há cerca de 15 dias e só deve começar a receber presos depois da inauguração. “A nova cadeia tem 752 vagas e vai receber presos condenados de várias cidades da região norte. Já está sendo feito levantamento de quem deve ser transferido”.
Com a inauguração da PEL III, a estimativa é desativar de três a quatro unidades espalhadas pelo Norte do Paraná. “Até agora vão ser fechadas as cadeias de Bela vista do Paraíso, Uraí e Matelândia do Sul. Uma quarta unidade ainda está em estudo”.
A nova unidade deve ter espaço separados das celas, salas de aula e local para os presos trabalharem. Cerca de 150 agentes de segurança devem trabalhar no local. “Vamos mesclar entre pessoal estatutário, que tem mais tempo de serviço e os novatos que devem ser chamados pelo PSS. Já estamos no quarto chamamento”, aponta.
A obra vai ser inaugurada com quase um ano de atraso por conta da pandemia do coronavírus, de acordo com Peixoto. A PEL III começou a ser construída em setembro de 2019 e tinha previsão de entrega em maio do ano passado.