O Instituto Alicerce, que administra sete centros de educação infantil filantrópicos de Londrina, sofreu 10 furtos desde o início de 2022 e contabiliza um prejuízo de mais de R$ 10 mil. Os criminosos furtam fiação elétrica e materiais pedagógicos das unidades.
Segundo o presidente do instituto, Paulo Brito, a prática desse tipo de crime tem virado rotina. Por conta do furto, a unidade do centro deixou de atender 75 crianças nesta segunda-feira (5).
“Nem creche eles estão respeitando. Sábado para domingo passado, na nossa unidade da zona norte roubaram a fiação elétrica, fizeram uma limpa porque conseguiram acessar o telhado e entraram para roubar a fiação da maioria das salas”, disse.
Outros furtos deixaram marcas em outras unidades que ainda não foi possível arrumar. Em uma delas, a porta de uma das salas ainda está arrombada. “De quarta para quinta eles estiveram aqui. Eles tentaram entrar em um depósito pedagógico que nós temos. Arrombaram e levaram alguns pertences, ferramentas, materiais”, disse Brito.
Além da reforma em andamento, que está sendo feita com verba do município, o centro de educação infantil terá que investir em reforço na segurança. Neste caso, com dinheiro da própria instituição.