As unidades administrativas da Polícia Militar passaram a reforçar nesta sexta-feira (5) o policiamento ostensivo e preventivo nas áreas urbanas e rurais, eixos comerciais e residenciais, em todo o Paraná. A atividade é da operação Fecha Quartel, que conta com a aplicação de todo o efetivo administrativo dos Batalhões e Companhias Independentes. Também há apoio aéreo do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).
Em Londrina, a atuação dos militares será com abordagens a pessoas e veículos, fiscalizações a estabelecimentos comerciais, bloqueios de trânsito em rodovias estaduais e vias urbanas, além de ações nos principais eixos municipais, de acordo com a análise criminal feita pelo Setor de Planejamento da PMPR. A rua Paranaguá é um dos pontos que vai ganhar a presença mais efetiva da PM por conta das diversas reclamações sobre aglomeração e desrespeito à lei seca, além da perturbação do sossego.
Os trabalhos iniciaram-se às 18 horas. Segundo a PM, o objetivo da ação é o de aumentar a sensação de segurança e da presença da polícia militar nas ruas com a finalidade de inibir delitos. “Essa é a filosofia da polícia ostensiva, estar perto das pessoas na rua, na comunidade, dando a sensação de segurança”, disse o tenente-coronel Nelson Villa.