A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, informa os principais atendimentos prestados pelas equipes durante o último final de semana na cidade.
Por volta das 11h de sábado (26) a Patrulha Maria da Penha foi chamada através da central de emergência 153 para atender uma denúncia de violência doméstica em uma residência localizada no Conjunto Vista Bela, zona norte da cidade.
A vítima informou que seu filho teria proferido xingamentos e a empurrado contra parede após ela negar fornecer dinheiro para ele. Ela informou ainda que o rapaz é usuário de entorpecentes e momentos antes de agredi-la ele teve a mesma atitude contra o próprio pai.
Ao chegar no condomínio, a equipe da Guarda Municipal localizou e abordou o suspeito. Diante da intenção da vítima em fazer a representação contra, as partes foram encaminhadas para a central de flagrantes.
Ainda na manhã do dia 26, por volta das 11h30, a central de emergência foi acionada para atender outra denúncia de violência doméstica, desta vez em uma casa localizada no Conjunto Antares, zona leste.
A solicitante disse que seu filho tinha acabado de feri-la após jogar um copo em seu rosto, e por diversas vezes proferiu ameaças de agressão, quebrou móveis e estava bastante agressivo.
Os guardas municipais foram até o endereço e conseguiram abordar o suspeito. Diante da confirmação da denúncia e da intenção em representar, o jovem recebeu voz de prisão em flagrante. As partes foram levadas para delegacia de plantão da Polícia Civil.
Fiscalização de trânsito
No começo da tarde de domingo (27) a Guarda Municipal foi acionada para ir até uma rua localizada na Gleba Palhano, zona sul, para verificar uma denúncia de veículos estacionados irregularmente, inclusive em vaga preferencial.
A equipe de agentes de trânsito da GM foi até o endereço e constatou um veículo estacionado em vaga preferencial para idoso sem a credencial, e outros quatro estacionados em local proibido. Foram lavrados cinco autos de infração de trânsito ao todo.
Descumprimento de medida
A Guarda Municipal foi chamada para atender uma denúncia de descumprimento de medida protetiva em uma residência localizada no Conjunto Farid Libos, zona norte. A solicitante informou que seu ex-companheiro teria ligado para ela e proferido ameaças de morte.
Ao chegar no local os guardas municipais encontraram o suspeito em descumprimento da medida judicial que prevê que ele mantenha a distância da vítima. Diante do flagrante ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para delegacia de plantão.
Fiscalização da poluição sonora
As equipes da Guarda Municipal seguem fiscalizando a lei de controle da poluição sonora na cidade de Londrina. Desde o dia 18 de março, início da fiscalização, foram lavrados 15 autos de infração ao decreto.
Durante às ações os guardas municipais agentes de trânsito lavraram 57 autos de infração de trânsito, e recolheram ao pátio 12 motocicletas por terem sido flagradas circulando com problemas na documentação.
No final de semana as equipes da Guarda Municipal reforçaram a segurança das áreas de lazer, e dos prédios públicos da Prefeitura na zona urbana e na zona rural.
Aplicativo 153 cidadão
A Guarda Municipal de Londrina atende as ligações recebidas pela central telefônica 153 diariamente, 24 horas. A instituição disponibiliza também o aplicativo 153 Cidadão, para facilitar o registro de ocorrências. A ferramenta está disponível para todos os celulares com sistemas Android e iOS.