A unidade III da Penitenciária Estadual de Londrina será inaugurada no dia 23 de fevereiro.
O secretário de Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho, esteve na cidade na última semana e fez diversas cobranças em relação ao terreno e à documentação pendente com a prefeitura, entre elas, o habite-se.
A garantia do município é de que a inauguração da obra ocorreria ainda antes do Carnaval.
No entanto, até o momento o documento não foi emitido. Segundo a Secretaria de Obras, não é de responsabilidade do município essa questão e o Estado não fez essa solicitação oficialmente.
Ainda segundo a Secretaria de Obras, foi feito contato com engenheiros de escritório do Estado em Londrina e a informação é de que a solicitação será feita nesta quarta-feira (16).
Após isso, imediatamente uma equipe do município irá até o prédio da penitenciária e o habite-se pode ser emitido em 24 horas.
O prédio já está pronto e foi repassado ao Depen que espera pela inauguração. Próximo à nova penitenciária são realizadas obras da Sanepar, mas a previsão é de que também sejam finalizadas até a inauguração da PEL III.
Detentos de cadeias de Bela Vista do Paraíso, Uraí, Marilândia do Sul e Arapongas serão transferidos para a nova penitenciária em Londrina que vai abrigar ao todo 752 presos.