Na manhã desta sexta-feira (6), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em dois endereços de Londrina, um na Zona Oeste e outro na Zona Norte, locais em que residem suspeitos de fraudar o auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal a famílias brasileiras em razão da pandemia da Covid-19.
A ação é um desdobramento de investigação iniciada no mês de maio deste ano, que contou com o apoio da Polícia Civil de Londrina e que resultou, inicialmente, na prisão em flagrante de duas pessoas envolvidas com a fraude, inclusive uma funcionária da lotérica onde os saques eram realizados.
A partir de imagens obtidas durante as investigações foi possível identificar outros integrantes do grupo criminoso que teriam efetuado diversos saques fraudulentos, sempre com o mesmo modo de atuação, que consistia na apresentação, para a funcionária da lotérica envolvida no esquema, de um documento de identidade no qual estavam fixadas tiras de papel com os números dos CPFs dos beneficiários do auxílio emergencial que teriam os valores sacados de suas contas.
Foram fraudadas contas de no mínimo treze beneficiários, com prejuízo de cerca de R$ 15.000,00 à União.
As investigações terão continuidade com o objetivo de se identificar ainda outras pessoas que integram o grupo de fraudadores.
(Com PF)