A Polícia Militar divulgou nesta quinta-feira (7) como será realizado o simulado de tomada de cidade, previsto para a madrugada do próximo dia 15 em Londrina. O treinamento vai contar com explosões, tiros, incêndios e muitos agentes nas ruas. Isso tudo para simular a invasão de uma quadrilha especializada na cidade.
“Tendo em vista que temos percebido que em todo o Brasil vem ocorrendo esse tipo de evento, queremos colocar em prática o plano de defesa, ou seja, como se tudo de fato tivesse acontecendo. Vamos solicitar participação de outros órgãos de segurança e fazer dessa simulação um evento importante para o treinamento da tropa”, contou o comandante do 5º BPM, tenente-coronel Nelson Villa.
O efetivo deverá ser de aproximadamente 200 homens. Participarão policiais do Bope de Curitiba, equipes do batalhão de Maringá e de outras cidades, além do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Operações Aéreas. Cerca de 30 agentes simularão ser bandidos.
Serão vários pontos de ação, entre elas, uma empresa de carro forte na zona oeste, a sede do 5º BPM, na zona sul, e um confronto próximo a Bratslava, em Cambé. A orientação para que a população é que não se assutem. "Por se tratar de um simulado, vamos procurar trazer o máximo de realidade possível. É bom que a população fique ciente que trata-se de um treinamento da PM, que não precisa se desesperar. Será um treinamento visando justamente a garantia da segurança do povo de Londrina”, explicou o oficial de planejamento do 5º BPM, capitão Sachelli.