Os primeiros detentos da Cadeia Pública de Arapongas foram transferidos na manhã desta segunda-feira (7) para a Unidade III da Penitenciária de Londrina. Ao todo, a unidade inaugurada no final de fevereiro, terá 752 vagas.
Os presos foram transferidos dentro de um ônibus escoltado por diversas viaturas, além de um helicóptero realizando o acompanhamento. Nos próximos 30 dias, outros detentos da região também serão transferidos para Londrina.
‘A capacidade da unidade é de 752 pessoas. Nós vamos fazer um trabalho gradativo, a ideia é de não chegar a capacidade máxima no início, também em virtude da contratação dos servidores que está por vir. Vamos fazer de maneira bem calma, tranquila e com segurança. Eu acredito que em 40 dias vamos estar na faixa de 500, 550 pessoas ali”, explicou o coordenador da regional de Londrina do Departamento Penitenciário, Reginaldo Peixoto.
A ideia é desafogar o sistema prisional para que a carceragem de diversas cidades, como Arapongas, possa ser reformada ou até mesmo construída uma nova. Por conta disso, muitos presos serão devolvidos posteriormente ao município de origem.
“A ideia é que nós iremos fechar algumas unidades pequenas e a ideia principal é retirar os presos condenados da região. Existe algumas ações penais e de indenizações, então vamos usar esse montante de presos que estão vindo para Londrina para zerar essas ações. Existem também algumas cidades que vão passar por reformas, então vamos retirar os presos temporariamente e depois devolvê-los”, disse Peixoto.
A PEL III é dividida em três blocos, segmentados em galerias de celas, abrigando oito camas por cela. Além das alas para o alojamento dos presos, o local também possui espaços para aulas, pátio de visitas, pátio de sol, ambientes para trabalho e também recintos especiais para o tratamento penal, que compreendem atendimento psiquiátrico, psicológico e de enfermagem, parlatório, assistência jurídica e social.
Imagem: Asscom/Prefeitura de Arapongas