Londrina registrou aumento de 30% no número de homicídios no primeiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) e foram apreentados nesta quinta-feira (23) pela Polícia Civil.
Ao todo, foram contabilizados 13 assassinatos. A maior parte deles relacionada ao tráfico de drogas. Apesar do aumento, a polícia considera que os números estão dentro da normalidade.
"Como tivemos uma redução substancial nos anos de 2020 e 2021, agora é natural que esse número fique no mesmo patamar ou tenha uma pequena elevação. Essa elevação está sendo acompanhada. Nós tivemos alguns eventos emblemáticos, como o tribunal no crime. E esses fatos estão sendo acompanhados de perto", disse o delegado chefe da 10ª Subdivisão Policial de Londrina, Amarantino Ribeiro.
A resolução de casos na Delegacia de Homicídios de Londrina é de cerca de 90%. Segundo o delegado João Reis, as investigações podem ser mais eficientes com a ajuda de denúncias anônimas. "O importante é a participação da população. A segurança pública é dever do estado, mas também responsabilidade de todos. É importante que as pessoas façam denúncias”, salientou.
Os dados da Sesp também apontam que nos primeiros três meses de 2022 houve redução de 42% nos roubos e 30% no furtos a residência na cidade. O tráfico diminuiu 21%, já as denúncias de crimes sexuais aumentaram 29,7%.