Um mega simulado de uma invasão em Londrina incluindo explosões, tiros e incêndios será realizado na madrugada de sexta-feira (15). A ação vai mobilizar centenas de policiais civis e militares, guardas municipais e bombeiros.
Parte da população ainda não tomou conhecimento e a PM chegou a receber ligações para esclarecer que isso não se tratava de Fake News.
Os pontos de bloqueio não foram divulgados para preservar o plano de segurança. O objetivo é aumentar a eficiência do sistema de proteção diante de bandidos que estão cada vez mais ousados.
Esse trabalho já foi realizado em outros estados do País como Mato Grosso e Alagoas, por conta de ataques de quadrilhas a cidades cada vez maiores, como Guarapuava que culminou com a morte de um policial.
“Isso é importante tendo em vista a experiência e troca de informações em estados e as polícias, para que todas as unidades tenham um plano adaptado à essa nova ousadia de criminosos”, ressalta o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel, Nelson Villa.
A Polícia orienta a população para que mantenha a tranquilidade no dia da ação. “As pessoas estão bastante curiosas e algumas preocupadas e até ligaram no Batalhão para saber da veracidade do treinamento. Ele será muito próximo da realidade e oriento as pessoas a não se assustarem, pois haverá muitas explosões, disparos, mas tudo com muita segurança”, afirma o tenente-coronel, Nelson Villa.
Mesmo durante o simulado, a Polícia Militar vai continuar a atender as ocorrências normalmente pelo 190.
“O empenho desse efetivo, substancial, dessa logística bastante expressiva não colocará em detrimento o atendimento ao 190. Teremos equipes específicas para ficaram à disposição da central de operações, atendendo as demandas da cidade”, finaliza Villa.