O pleito de 2020 foi histórico para a população de Cascavel, depois de 20 anos sem conseguir eleger nenhuma mulher como vereadora do município, as eleições de 2020 trouxe duas mulheres para fazer parte da Câmara de Vereadores da cidade.
Liliam Porto (PT) e Beth Leal (Republicanos) foram eleitas pela população cascavelense neste domingo. A professora Liliam teve 2.885 votos, sendo a segunda pessoa mais votada no munícipio, já Beth Leal fez 1.211 votos, completando a dobradinha de mulheres na câmara de vereadores da cidade.
A última mulher eleita em Cascavel foi no ano de 2000, quando Leonilda Quadri Risso foi uma dos 21 vereadores eleitos pela população.
A cidade até teve outras mulheres tomando posse do cargo de vereadora durante esses anos, porém todas entraram como suplentes de outros candidatos.
Quem são elas:
Liliam Faria Porto Borges tem 54 anos, é natural de Mococa - SP e é professora universitária. Ela é casada com o professor, vereador e candidato a prefeito de Cascavel, Paulo Porto. Liliam concorreu ao legislativo pela primeira vez.
Elizabet Leal da Silva tem 47 anos, é natural de Campina da Lagoa - PR e também é professora universitária, ela é solteira. Elizabet também concorreu ao legislativo pela primeira vez.