Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

Bolsonaro: minha preocupação sempre foi salvar vidas

01 abr 2020 às 06:38
Por: Estadão Conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro mudou o tom em pronunciamento transmitido nesta noite em rede nacional de rádio e televisão. Falando por cerca de 10 minutos a respeito da crise causada pela pandemia da covid-19, Bolsonaro afirmou a importância das medidas protetivas para conter o alastramento da doença, afirmou que ainda não há medicamentos ou vacinas de eficácia comprovada contra o novo coronavírus e acenou ao Judiciário e ao Congresso, falando em uma necessária cooperação entre os Poderes. Bolsonaro disse esperar um esforço conjunto entre "Parlamento, Judiciário, governadores, prefeitos e sociedade".

Segundo Bolsonaro, sua "preocupação sempre foi salvar vidas". "Me coloco no lugar das pessoas e entendo suas angústias. As medidas protetivas devem ser implementadas", disse. O presidente, no entanto, voltou a fazer ressalvas. Citando um trecho de uma entrevista concedida pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, Bolsonaro argumentou que não é o caso de "negar as medidas de controle da pandemia, mas da mesma forma precisamos pensar nas pessoas mais vulneráveis. O que será do camelô, do ambulante, do vendedor de churrasquinho, da diarista, do ajudante de pedreiro?", indagou o presidente.

Na sequência, Bolsonaro elencou atitudes tomadas pelo governo para amenizar os efeitos da crise, principalmente as que dizem respeito ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Economia. O presidente, no entanto, não mencionou os ministros das pastas: Luiz Henrique Mandetta e Paulo Guedes, respectivamente. Referindo-se a Mandetta como "ministro da Saúde", Bolsonaro disse ter determinado a ele o apoio à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e, da mesma forma, ao "ministro da Economia", medidas como o adiamento do pagamento de dívidas de Estados e municípios e o auxílio emergencial de R$ 600 mensais a profissionais autônomos.

Bolsonaro mencionou o acordo feito entre governo e indústrias farmacêuticas para impedir reajustes de determinados medicamentos importantes para o tratamento da covid-19. O fato já havia sido divulgado pelo presidente horas antes em suas redes sociais.

"Temos que combater o crescimento do desemprego, que cresce rapidamente. Vamos cumprir essa missão ao mesmo tempo que cuidamos da saúde das pessoas", falou o presidente. "O vírus é uma realidade, ainda não existe vacina ou medicamento de eficácia comprovada, apesar da hidroxicloroquina parecer bastante eficaz", afirmou. Bolsonaro disse lamentar as vidas que serão perdidas para a covid-19 e lembrou que ele mesmo já perdeu parentes e sabe "o quanto é doloroso". "Todo indivíduo importa. Ao mesmo tempo devemos evitar a destruição de empregos", reafirmou.

No final do pronunciamento, Bolsonaro disse que sua "obrigação como presidente vai para além dos próximos meses", em referência ao período de combate mais agudo à covid-19. Para o presidente, seu objetivo é "preparar o Brasil para sua retomada e mobilizar todos os nossos recursos para tornar o Brasil ainda mais forte depois da pandemia".

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Heleno deixa Comando Militar para cumprir prisão domiciliar

Política
Imagem de destaque

Moraes autoriza realização da cirurgia de Bolsonaro no Natal

Política

Dilma será indenizada por tortura física e psicológica na ditadura

Política

Dino suspende trecho de PL que libera emendas do orçamento secreto

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Comércio de Londrina terá horário especial de funcionamento no período de Natal e Ano-Novo

Cidade
Londrina e região

Homem de 28 anos morre em confronto com equipe da Polícia Militar na zona norte

Cidade
Londrina e região

Menino de 4 anos luta pela vida após ser atropelado por caminhão em Londrina

Cidade
Londrina e região

Jovem de 19 anos é esfaqueada pelo ex-namorado de 16 anos em tentativa de feminicídio

Paraná
Paraná

Médico de 38 anos morre após salvar filhas de afogamento em Matinhos

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.