Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

Candidatas protestam por cota feminina do fundo especial eleitoral

09 nov 2020 às 19:01
Por: Redação Tarobá News

As candidatas se reuniram na frente do prédio da Justiça eleitoral com um cartaz de protesto, todas procurando uma resposta para a pergunta incluída na mensagem: onde está o dinheiro? O grupo representa 28 mulheres que se candidataram a um cargo na Câmara Municipal pela coligação PSB, PSD, PSC e DEM, que apoia Tiago Amaral para a Prefeitura de Londrina. A maioria tenta chegar ao Legislativo pela primeira vez.

A reivindicação é que a cota feminina de 30 por cento do fundo especial, regra instituída esse ano pelo tribunal superior eleitoral, ainda não foi repassada, e isso a menos de uma semana das eleições municipais. Segundo as representantes do movimento, as siglas partidárias dão informações desencontradas sobre o assunto.

sem o dinheiro, as mulheres disseram que têm contado com a ajuda de amigos e familiares para fazer campanha.

A coligação do candidato Tiago Amaral emitiu uma nota sobre assunto, veja ela na integra:

A Coligação Londrina Forte de Novo, por acreditar na transparência e no respeito com a população, vem explicar o funcionamento da distribuição de recursos eleitorais para mulheres.

Outras notícias

Lula sobre fraude no INSS: ‘Se tiver filho meu nisso, será investigado’

Herdeira de banqueiro mandou Careca do INSS 'sumir' com celulares

Acusados de tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF

Muitas mudanças ocorreram no financiamento de campanhas políticas nos últimos anos. Após a proibição de doação por empresas foi criado o Fundo Especial de Financiamento de Campanha - FEFC, um fundo público exclusivo para as eleições, distribuído para cada partido a partir de critérios já fixados.

Posteriormente, por reconhecer a grave desigualdade entre homens e mulheres em cargos políticos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que o repasse desses recursos e do Fundo Partidário deve ser proporcional ao número de mulheres que concorrem nas respectivas eleições.

A fiscalização das prestações de contas se dá de forma diferente. Enquanto a proporção dos valores do FEFC é calculada pelos diretórios nacionais dos partidos, fazendo a conta e distribuição com base nos números de todo o Brasil, o Fundo Partidário é calculado pelo órgão que doou. Dessa forma, os diretórios nacionais são os responsáveis pelo Fundo Especial e direcionam os valores previamente.

Como se percebe da prestação de contas da Coligação Londrina Forte de Novo, disponível em todas as plataformas da Justiça Eleitoral, não foi recebido qualquer valor do Fundo Partidário, tendo-se apenas os valores direcionados para a campanha majoritária.

Ainda que a eleição majoritária seja dissociada da proporcional, e que não haja coligação para as eleições proporcionais, o assunto não foi deixado de lado. Por saber da importância da pauta, da defesa de direitos e do trabalho conjunto para construir uma Londrina forte e melhor para toda a população, a Coligação tem concentrado os principais custos de campanha, como o de material gráfico. Acompanhados do contato direto com a população, é o que permite que os cidadãos realmente conheçam as propostas para a cidade.

Essa concentração otimiza os gastos, por conseguir melhores preços e um melhor uso dos recursos públicos, como também facilita uma melhor fiscalização e regularidade das prestações de contas.

A Coligação Londrina Forte de Novo mantém-se aberta ao diálogo e trabalhando diariamente por uma cidade com mais empregos, respeito, oportunidades e justiça.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

STF confirma benefício para mulheres vítimas de violência

Política
Imagem de destaque

Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira

Política

Bolsonaro pede autorização para fazer fisioterapia na prisão

Política

Senado aprova PL que reduz pena de Bolsonaro por tentativa de golpe

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Homem agride jovem e é morto a tiros pelo pai dela no Paraná

Cidade
Londrina e região

Pastor de 50 anos morre em acidente de carro em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

Mãe de jovem morto no Cafezal desabafa após suspeito de homicídio ser liberado

Cidade
Londrina e região

Pai e filho são mortos a tiros após desentendimento com policial no norte do Paraná

Cidade
Londrina e região

Mulher fica inconsciente ao pular muro para fugir de agressores em Londrina

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Podcast Falando de Gestão | EP 41 | ALCAL | Charles Feldhaus e Maria Angélica Constantino

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.