Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

Carta aberta de entidades londrinenses critica atuação do STF

03 set 2021 às 11:19
Por: Redação Tarobá News

Uma carta aberta assinada por oito entidades de Londrina, uma de Cambé e uma de Ponta Grossa critica a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) em assuntos políticos com interferência dos ministros no legislativo e "com maior ênfase no executivo". A carta foi publicada nesta sexta-feira (3). 

Segundo a manifestação assinada por ACIL, Sociedade Rural, Sinduscon e Sincoval, além de outras entidades (confira na íntegra abaixo) atualmente, não há separação e nem harmonia entre os três poderes e o STF seria o principal responsável pela insegurança jurídica e política que atinge "a todos os brasileiros de bem". 

O discurso caminha de forma próxima ao do presidente Jair Bolsonaro, que tem criticado decisões de ministros do STFPara as entidades, trata-se de uma luta pela "segurança jurídica e política" e a favor do que chamaram de "manifestação de pensamento". 

"Hoje o que se vê são criminosos sendo liberados e cidadãos sendo presos e alvo de operação de correntes de manifestação de pensamento", diz a nota. 

Sem citar especificamente as prisões determinadas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, as entidades apontam que recentes decisões do judiciário "transbordam os limites democráticos e causam revolta dos cidadãos de bem."

Outras notícias

Acusados de tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF

STF confirma benefício para mulheres vítimas de violência

Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira

" As recentes decisões proferidas pelo STF, por um lado anulando-se processos decorrentes da operação Lava-Jato, libertando pessoas envolvidas em crimes milionários em detrimento do povo brasileiro, e, por outro com a abertura de inquéritos e decretos de prisão sem o devido processo legal contra aqueles que dentro das garantias institucionais constitucionais emitem suas opiniões e causam revolta dos cidadãos de bem". 

As entidades ainda apontam que com o extrapolamento, o Supremo tem deixado de cumprir o papel de "fiel guardião" da Constituição Federal. "Que todos sejam iguais perante a lei assegurando a todos a liberdade de expressão gênese do princípio democrático e que se cessem prisões arbitrárias concedendo a todos direito ao devido processo legal". 

A carta ainda critica o Fundão partidário aprovado pelo Congresso no valor de R$ 5,7 bilhões, o que foi classificada pelas entidades londrinenses como uma "ofensa ao contribuinte"  

7 DE SETEMBRO

Na abertura da sessão plenária nesta quinta-feira (2), o presidente do STF, ministro Luiz Fux, disse que a Corte estará atenta e vigilante durante as manifestações programadas para o feriado de celebração da Independência do Brasil. O pronunciamento, segundo ele, é a palavra do STF de respeito à democracia nacional, “na qualidade de instituição centenária e patrimônio do povo brasileiro”.

O ministro manifestou sua confiança de que os cidadãos agirão com senso de responsabilidade cívica, respeito institucional e consciência das consequências jurídicas de seus atos, independentemente de suas posições político-ideológicas. Mas advertiu que, no ambiente democrático, manifestações públicas devem ser pacíficas. “A liberdade de expressão não comporta violências e ameaças”, afirmou.

Confira a carta aberta das entidades

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Bolsonaro pede autorização para fazer fisioterapia na prisão

Política
Imagem de destaque

Senado aprova PL que reduz pena de Bolsonaro por tentativa de golpe

Política

Malafaia critica indicação de Flávio Bolsonaro à Presidência: “Não cola”

Política

Se UE não fechar agora acordo com Mercosul, Brasil não fará mais, diz Lula

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Pai e filho estão entre os mortos em confronto com a Polícia Militar em Londrina

Cidade
Londrina e região

Mãe de jovem morto no Cafezal desabafa após suspeito de homicídio ser liberado

Cidade
Londrina e região

Pastor de 50 anos morre em acidente de carro em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

Cinco suspeitos morrem em confronto com a Polícia Militar na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Alerta na Gleba Palhano: ataque de pitbull mobiliza moradores e CMTU em Londrina

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Podcast Falando de Gestão | EP 41 | ALCAL | Charles Feldhaus e Maria Angélica Constantino

Podcast Fala Advocacia | EP 1 | A Gestão da OAB Paraná e Londrina

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.