Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

Cidadão aciona o TCE-PR e Paranavaí suspende edital de R$ 5,7 milhões

11 fev 2020 às 14:24
Por: Redação Tarobá News

Passados apenas oito dias após um cidadão acionar a Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), o Município de Paranavaí (Noroeste) decidiu suspender, para posterior análise e republicação, o edital do Pregão Eletrônico nº 4/2020. Nesse curto período, o corpo técnico do órgão foi capaz de analisar o documento e indicar, em Apontamento Preliminar de Acompanhamento (APA) enviado à prefeitura, a existência de irregularidade na licitação, cujo valor máximo era de R$ 5.744.726,50.

Para o ouvidor do TCE-PR, Patrick Machado, a solução rápida evidencia a importância do controle social para ampliar a efetividade da fiscalização exercida pelo Tribunal. "Ações rápidas e conscientes trazem resultados para a sociedade", afirmou.

O objetivo do certame era o registro de preços para contratação futura e parcelada de empresa especializada no fornecimento de combustíveis para o abastecimento de veículos da frota municipal. Ao recorrer à Ouvidoria, o reclamante alegou que o julgamento por lotes, conforme originalmente proposto no edital, restringia a competitividade do certame, podendo resultar em uma contratação economicamente desfavorável à administração pública.

A manifestação foi, então, encaminhada à Coordenadoria de Acompanhamento de Atos de Gestão (CAGE), unidade técnica do TCE-PR responsável pela fiscalização preventiva das ações praticadas pelos administradores públicos do Paraná. Ao analisarem o edital, os técnicos da CAGE respaldaram o posicionamento do cidadão, ressaltando que, em licitações, a reunião em lotes de itens divisíveis e que não se completam não é amparada pela legislação e pela jurisprudência do TCE-PR e do Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Outras notícias

Dilma será indenizada por tortura física e psicológica na ditadura

Dino suspende trecho de PL que libera emendas do orçamento secreto

Cassado, Eduardo Bolsonaro diz que pode pedir "passaporte de apátrida"

Oportunidade de correção

Instituído pela Instrução Normativa nº 122/2016, o APA é uma oportunidade concedida pelo TCE-PR aos gestores para corrigir falhas verificadas pelo órgão na fiscalização preventiva, sem que seja necessária a abertura de processo administrativo, cujo trâmite é mais demorado e custoso.

Quando os administradores não corrigem as falhas apontadas, ficam sujeitos a Tomada de Contas Extraordinária. Nesse caso, a Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/2005) prevê a aplicação de multas administrativas, fixas e proporcionais ao valor do dano ao patrimônio público, devolução dos recursos e outras sanções.

 

Ouvidoria

Principal canal de comunicação do Tribunal com o cidadão paranaense, a Ouvidoria avalia todos os atendimentos que são registrados e, quando necessário, os encaminha à unidade técnica correspondente àquela reclamação, para análise e manifestação, como ocorreu no caso de Paranavaí.

Os contatos com a Ouvidoria podem ser feitos de quatro maneiras: pela internet, via portal do TCE-PR; por ligação telefônica gratuita, pelo número 0800-645-0645; pessoalmente, no sexto andar do Edifício-Anexo do TCE-PR; ou por carta endereçada à Praça Nossa Senhora de Salete, s/n, Centro Cívico, Curitiba-PR, CEP 80530-910.

 

Autor: Diretoria de Comunicação SocialFonte: TCE/PR

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

PF investiga Jordy e Sóstenes Cavalcante por aluguel em locadora fantasma

Política
Imagem de destaque

Petroleiro é apreendido pelos EUA na Costa da Venezuela, dizem autoridades

Brasil e mundo

Moraes nega recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Política

Lula espera que Senado vote indicação de Messias ao STF em 2026

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Médico de 38 anos morre após salvar filhas de afogamento em Matinhos

Cidade
Londrina e região

Homem tem órgãos genitais cortados com faca na zona rural de Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Havaianas enfrenta boicote após campanha publicitária com Fernanda Torres

Cidade
Londrina e região

Vídeo mostra PM chutando suspeito de agredir esposa em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

Adolescente é morto a facadas em carro de aplicativo em Londrina

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.