Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

Com investimento de R$ 7,3 milhões, governador autoriza construção da Cadeia Pública de Arapongas

19 jul 2021 às 14:05
Por: Redação Tarobá News

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (19) a ordem de serviço que autoriza as obras de construção da Cadeia Pública de Arapongas. A nova unidade terá 136 vagas para presos masculinos e visa melhorar o sistema penitenciário estadual. A assinatura foi realizada em um ato no Palácio Iguaçu.

“Essa é uma obra que Arapongas pede há mais de 20 anos. Com esse investimento, vamos criar uma cadeia que segue a finalidade de uma construção moderna, que traz mais segurança e um ambiente mais higiênico e sociável para quem está pagando sua pena”, afirmou o governador.

O complexo será um Centro de Detenção Provisória (CDP), local onde ficam os presos que ainda aguardam julgamento. O espaço será construído em um terreno de cerca de 2 mil metros quadrados, doado pelo município. O investimento será de R$ 7,3 milhões, financiado com recursos do Tesouro do Estado. A expectativa é que a obra leve 12 meses, sendo finalizada em julho de 2022.

O prefeito de Arapongas, Sergio Onofre, reforçou que a obra é esperada com ansiedade pela população. “Arapongas ganha um grande presente hoje. Nossa cadeira atualmente fica dentro da cidade, e precisa sair de lá. Com essa nova construção, a gente vence essa barreira. Além disso, tenho certeza que haverá também uma valorização do local onde o presídio será desmanchado”, explicou.

O terreno onde será construído o CDP fica na Rua Rouxinol, na região do Parque Industrial XI, ao Sul da cidade. O terreno foi cedido pela prefeitura de Arapongas à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), por meio da Paraná Edificações. A escritura definitiva da doação foi assinada pelas partes em maio deste ano.

Outras notícias

Defesa de Bolsonaro entra com novo recurso no STF contra condenação

Defesa de Bolsonaro tem novo pedido de prisão domiciliar e pretende usar Collor como referência

Brasil deve adiar Cúpula do Mercosul para reforçar protagonismo no acordo com a União Europeia

A obra faz parte do planejamento estratégico da Secretaria de Estado da Segurança Pública para melhoria do sistema penitenciário do Paraná. Uma das metas é reduzir o número de presos em delegacias, abrindo novas vagas e transferindo-os para presídios. Desde 2019, o número passou de 12 mil para 800 presos, atualmente.

“Acredito que, com as novas penitenciárias sendo entregues pelo Estado, a gente consiga zerar esse assunto com a Polícia Civil e organizar, dentro do Paraná, um fluxo para que não haja mais superpopulação de presos”, afirmou o secretário da pasta, Romulo Marinho Soares.

“Nossa meta é zerar esse número, colocando essas pessoas em locais mais adequados e deixando que a Polícia Civil cumpra sua finalidade de investigação”, complementou o governador.

A Sesp entregou três novas unidades penais em dois anos e meio: a Cadeia Pública de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, com 382 vagas; a ampliação da Penitenciária de Foz do Iguaçu I, no Oeste, com 501 vagas; e o Centro de Integração Social (CIS), no Complexo Penitenciário de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, com 216 vagas para presas mulheres.


Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Bolsonaro tem crise de soluço e passa por atendimento médico na prisão

Política
Imagem de destaque

PL suspende atividades partidárias e salário de Bolsonaro

Política

Zanin autoriza julgar ação que acusa deputados do PL de corrupção

Política

Congresso derruba 24 vetos de Lula sobre licenciamento ambiental

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Rota do Natal em Londrina começa a funcionar neste domingo a partir das 10h

Cidade
Cascavel e região

Cascavel entra para história com a nova construção do Centro de Convenções e Eventos do Oeste

Cidade
Londrina e região

Parada LGBTQIA+ de Londrina é adiada e voltará ao formato de passeata

Paraná
Paraná

Acidente com quatro veículos deixa uma pessoa morta e quatro feridas na BR-277, em Guarapuava

Cidade

Papai Noel gigante será inaugurado no Lago Igapó II neste domingo

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 10 | Lançamentos da Prestes Construtora

Podcast PodFala com a Tai | EP 5 | Música, Carreira e Paixão | Mateus Moretti

Podcast Café Com Edu Granado | EP 40 | Superação e Aprendizado | Daniel Cardoso

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.