Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

Comissão de Justiça rejeita projeto para reduzir salário de vereadores em 30%

18 mai 2020 às 17:21
Por: Da Redação

A Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara Municipal de Londrina, em reunião remota realizada na tarde desta segunda-feira (18), rejeitou o projeto de lei de autoria do vereador Guilherme Belinati (PP), que prevê a redução de 30% do salário mensal dos vereadores e o repasse da diferença para o Hospital Universitário (HU) de Londrina. Todos os cinco integrantes da comissão apresentaram voto contrário ao PL, o que, de acordo com o Regimento Interno da Casa, acarreta em rejeição à proposta. 

Os vereadores da comissão acataram o parecer da assessoria jurídica, que indicou que o projeto de lei não respeita as regras de iniciativa para sua propositura. De acordo com o Regimento Interno, somente a Mesa Executiva da Casa tem competência para propor matérias sobre a fixação dos subsídios de vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários. 

O parecer ainda afirmou que, conforme as regras da Constituição Federal, os vencimentos dos vereadores serão fixados pelas Câmaras Municipais somente para a legislatura seguinte, chamado de princípio da anterioridade. O documento cita entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) que consideram como proibida a atual legislatura alterar sua remuneração, ainda que para corrigi-la. 

"Somente admite-se alguma exceção à regra da anterioridade da legislatura quando se trata de hipótese em que é preciso diminuir os gastos com folha de pagamento para atendimento aos limites constitucionais ou da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), por exemplo. Fora disso, mesmo que para diminuição, incide a regra mencionada [da proibição]"

A Comissão de Justiça analisa a constitucionalidade e a legalidade do projeto de lei, sem entrar no mérito. O relator do projeto de lei, vereador Jairo Tamura (PL), ao apresentar o voto durante a reunião pública da comissão, afirmou que, mesmo com a rejeição à proposta, os vereadores que quiserem podem ajudar o HU ou outra instituição. "Basta a cada interessado, como o autor da proposta, fazer a doação diretamente, dispondo de seus ganhos como lhe convier, sem que seja preciso, por isso, editar uma lei, desde que atento aos limites legais para a conduta e não implicando em violação do Código Eleitoral", argumentou.

Outras notícias

Toffoli marca acareação com investigados no caso Banco Master

Heleno deixa Comando Militar para cumprir prisão domiciliar

Moraes autoriza realização da cirurgia de Bolsonaro no Natal

O vereador Guilherme Belinati, autor do projeto de lei, disse que vai recorrer da decisão da Comissão de Justiça. "Vou recorrer ao plenário e vou recorrer também à Mesa e à Presidência da Casa, solicitando para que eles apresentem um projeto igual a este, sendo que cabe a eles apresentarem, segundo a discussão da Comissão de Justiça. Vou fazer essa proposta e aguardar o posicionamento para ver quais serão os próximos passos a serem tomados", disse.

Conforme o Regimento Interno, o autor da proposta tem 30 dias para apresentar recurso ao plenário. São necessários os votos de dois terços dos membros da Casa, ou seja, 13 vereadores, para que o parecer que rejeitou o projeto seja derrubado e ele prossiga para as demais comissões. Caso contrário, a proposta será arquivada.

Com assessoria

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Dilma será indenizada por tortura física e psicológica na ditadura

Política
Imagem de destaque

Dino suspende trecho de PL que libera emendas do orçamento secreto

Política

Cassado, Eduardo Bolsonaro diz que pode pedir "passaporte de apátrida"

Política

PF investiga Jordy e Sóstenes Cavalcante por aluguel em locadora fantasma

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Comércio de Londrina terá horário especial de funcionamento no período de Natal e Ano-Novo

Cidade
Londrina e região

Menino de 4 anos luta pela vida após ser atropelado por caminhão em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 28 anos morre em confronto com equipe da Polícia Militar na zona norte

Cidade
Londrina e região

Jovem de 19 anos é esfaqueada pelo ex-namorado de 16 anos em tentativa de feminicídio

Paraná
Paraná

Médico de 38 anos morre após salvar filhas de afogamento em Matinhos

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 42 | Planejamento Financeiro | Fernando Queiroz

Podcast Fala Advocacia | EP 3 | Qual o papel da Com. de Div. Sexual e de Gênero?

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.