Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

Congresso, TSE e especialistas têm consenso sobre adiamento das eleições para novembro

17 jun 2020 às 15:31
Por: Redação Tarobá News

As eleições que vão escolher os novos prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios brasileiros deverão ser adiadas, e as datas mais prováveis para os dois turnos são 15 e 29 de novembro. Essas datas fazem parte do consenso criado durante a reunião virtual de terça-feira (16) entre os presidentes da Câmara Federal e do Senado, presidente e vice do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e especialistas da área da saúde.

Além da importância do adiamento das eleições em função das dificuldades criadas pela pandemia de covid-19, outra posição amplamente aceita no debate foi a de que o pleito tem que acontecer ainda em 2020, com tempo hábil para a diplomação dos eleitos, processo de transição e a posse na data prevista pela Constituição Federal, que é o dia 1º de janeiro de 2021. Caberá ao Congresso Nacional, mediante aprovação de Proposta de Emenda Constitucional (PEC), estabelecer as novas datas e eventuais mudanças no tempo de propaganda, período de prestação de contas e data de desincompatibilização.

Participaram da reunião também líderes partidários das duas Casas legislativas federais. Pelo TSE, estavam o presidente Luís Roberto Barroso e o vice Edson Fachin. Os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, representaram o Congresso. Entre os médicos e cientistas envolvidos na reunião virtual, estavam David Uip, Clovis Arns da Cunha, Esper Kallás, Ana Ribeiro, Roberto Kraenkel, Paulo Lotufo, Gonzalo Vecina e Átila Iamarino.

Os líderes partidários querem que a PEC com a nova data e regras gerais seja aprovada ainda neste mês de junho. Na sequência, o TSE deve elaborar resolução com o calendário eleitoral já com as novas datas. Essa agilidade é necessária para que os partidos e candidatos possam se preparar e se adequar a esta nova realidade. Como consequência das medidas de distanciamento social, o TSE já autorizou na semana passada que as convenções partidárias sejam realizadas de forma virtual e o prazo para elas era, em princípio, de 20 de julho a 5 de agosto.

Neste ano, além dos 5.568 novos prefeitos, serão escolhidos mais de 60 mil vereadores em todo o Brasil. É a maior eleição inteiramente eletrônica do mundo. A votação em sistema majoritário, para prefeito, poderá acontecer em dois turnos nas capitais e nas cidades com mais de 200 mil eleitores, como é o caso de Cascavel. Em nosso município, serão eleitos 21 vereadores pelo sistema proporcional e, de acordo com a legislação atual, sem coligação partidária.

Assessoria de Imprensa/CMC, com Agência Senado e TSE

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Lula sobre fraude no INSS: ‘Se tiver filho meu nisso, será investigado’

Política
Imagem de destaque

Herdeira de banqueiro mandou Careca do INSS 'sumir' com celulares

Política

Acusados de tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF

Política

STF confirma benefício para mulheres vítimas de violência

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Homem agride jovem e é morto a tiros pelo pai dela no Paraná

Cidade
Londrina e região

Pastor de 50 anos morre em acidente de carro em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

Mãe de jovem morto no Cafezal desabafa após suspeito de homicídio ser liberado

Cidade
Londrina e região

Pai e filho são mortos a tiros após desentendimento com policial no norte do Paraná

Cidade
Londrina e região

Mulher fica inconsciente ao pular muro para fugir de agressores em Londrina

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Podcast Falando de Gestão | EP 41 | ALCAL | Charles Feldhaus e Maria Angélica Constantino

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.