Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

CPI das Fake News quer parar atividades para suspender contagem de prazo

14 abr 2020 às 12:29
Por: Estadão Conteúdo

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Fake News pediu para que seja suspensa a contagem do prazo de 180 dias para concluir a investigação, enquanto a pandemia do novo coronavírus impedir trabalhos presenciais. Na prática, ela ficaria paralisada no período mais crítico da covid-19, até que o Congresso retome o funcionamento regular.

A decisão caberá ao senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado e do Congresso Nacional, que foi orientado por assessores técnicos a atender ao pedido. Oficialmente, ele ainda não respondeu à cúpula da CPI.

Atualmente com maioria hostil ao governo Jair Bolsonaro, a CPI mista - que inclui deputados e senadores - havia sido prorrogada até outubro, apesar de tentativas da base governista de impedir o andamento. Os novos 180 dias de funcionamento começam a contar a partir desta terça-feira, 14.

Presidente da comissão, o senador Angelo Coronel (PSD-BA) entende que Alcolumbre deve dar ao caso interpretação semelhante à decisão que interrompeu a contagem de prazo das comissões temporárias durante o recesso parlamentar, o que foi aplicado à CPI entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020.

"Peço que seja suspensa a contagem dos prazos de trabalho da CPI das Fake News e que este volte a ser contado no momento em que houver a normalização dos trabalhos, com a possibilidade de reuniões presenciais. A CPI não é igual a outras comissões, que não têm prazo de validade. Se não suspendermos, pode ser que essa crise dure três, quatro meses e a comissão ficará prejudicada", argumentou Coronel.

Outras notícias

Heleno deixa Comando Militar para cumprir prisão domiciliar

Moraes autoriza realização da cirurgia de Bolsonaro no Natal

Dilma será indenizada por tortura física e psicológica na ditadura

O senador cobrou que, caso a questão de ordem seja indeferida, o Senado ofereça infraestrutura tecnológica para realizar votações, debates e oitivas, mas a argumentação é retórica. Coronel já havia dito ser contra promover interrogatórios por videoconferência. Há algumas convocações já aprovadas na fila, além de audiências públicas e mais de 60 requerimentos de quebras de sigilo e novas oitivas.

Nos bastidores, a cúpula da CPI entende que uma votação remota como ocorre no plenário virtual do Senado, apesar de viável tecnicamente, seria conturbada na comissão. Para os deputados e senadores na linha de frente do colegiado, as peculiaridades de uma CPI inviabilizam o uso dos meios disponibilizados, por causa de longas discussões, interrupções acaloradas e do interrogatório de testemunhas ser mais demorado quando realizado virtualmente. No plenário, atualmente, os senadores votam projetos um a um, mantendo a palavra sem serem interrompidos pelos demais para questões de ordem ou apartes, e com tempo cronometrado para falar.

Além disso, Alcolumbre estava decidido a só utilizar o sistema para as votações em plenário. Nenhuma outra comissão do Senado funciona atualmente de maneira remota, o que havia sido até um dos argumentos do governo para tentar barrar a prorrogação da CPI. Agora, no entanto, a ala contrária a Bolsonaro já espera que o Palácio do Planalto atue pressionando para que Alcolumbre não interrompa o prazo e faça o tempo correr contra a CPI.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Dino suspende trecho de PL que libera emendas do orçamento secreto

Política
Imagem de destaque

Cassado, Eduardo Bolsonaro diz que pode pedir "passaporte de apátrida"

Política

PF investiga Jordy e Sóstenes Cavalcante por aluguel em locadora fantasma

Política

Petroleiro é apreendido pelos EUA na Costa da Venezuela, dizem autoridades

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Médico de 38 anos morre após salvar filhas de afogamento em Matinhos

Cidade
Londrina e região

Homem tem órgãos genitais cortados com faca na zona rural de Londrina

Cidade
Londrina e região

Comércio de Londrina terá horário especial de funcionamento no período de Natal e Ano-Novo

Cidade
Londrina e região

Homem de 28 anos morre em confronto com equipe da Polícia Militar na zona norte

Brasil e mundo
Brasil

Havaianas enfrenta boicote após campanha publicitária com Fernanda Torres

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.