Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

Eduardo Bolsonaro pode ser preso? Entenda ida de político aos Estados Unidos

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu licença do cargo de deputado federal na terça-feira (18)
19 mar 2025 às 17:58
Por: Band
Reprodução/X/@BolsonaroSP

deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) anunciou em vídeo nas redes sociais que irá se licenciar do cargo parlamentar e se mudar para os Estados Unidos. O anúncio foi feito na terça-feira (18) e ele alega que irá sair do cargo sem remuneração para se dedicar "integralmente e buscar as devidas sanções aos violadores dos direitos humanos". 


O político, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirma que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, está tentando usar o mandato como "cabresto, como ferramenta de chantagem e coação do regime de exceção como instrumento para me prender e impedir que eu represente os melhores interesses para o meu país".

Eduardo Bolsonaro diz ser alvo de perseguição e chegou a comparar a Polícia Federal de Gestapo, a polícia da Alemanha nazista. "Poderei focar em buscar punições que Alexandre de Moraes e sua Gestapo da Polícia Federal merecem", afirmou. 

A ida de Eduardo Bolsonaro para os Estados Unidos e o pedido de licença do cargo de deputado federal geraram dúvidas nos internautas. A Sala Digital Band Google usou dados do Google Trends e reuniu as principais perguntas - e as respostas sobre o político, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. 


Eduardo Bolsonaro pode ser preso?

Não. O político não é indiciado em nenhum inquérito da Polícia Federal ou foi alvo das denúncias envolvendo investigações sobre a tentativa de golpe de Estado. 

No inquérito do golpe, apenas o pai dele, Jair Bolsonaro, e aliados do ex-presidente, foram indiciados. Ele apenas tinha o risco de ter o passaporte apreendido, mas o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, arquivou o pedido do PT feito na Justiça para apreender o documento e abrisse uma investigação contra o deputado federal. 

Outras notícias

Gilmar Mendes nega pedido da AGU para rever decisão sobre impeachment

Haddad se reúne com representante dos EUA e avança parceria anticrime

Congresso exige exame toxicológico para motoristas de categorias A e B


O que houve com Eduardo Bolsonaro?

Eduardo Bolsonaro pediu licença do cargo para morar nos Estados Unidos. Ele, que é deputado federal eleito com 1,84 milhão de votos por São Paulo, decidiu pedir licença com o objetivo de responsabilizar Alexandre de Moraes pelas ações que ele considera autoritárias. 


Quem é Eduardo Bolsonaro?

Nascido em Resende, no Rio de Janeiro, Eduardo Bolsonaro é advogado, ex-escrivão da Polícia Federal e deputado federal por São Paulo, pelo Partido Liberal. Ele é o terceiro filho do ex-presidente Jair Bolsonaro e irmão dos também políticos Carlos, Flávio e Jair Renan Bolsonaro. 

O político é conhecido por ter posicionamentos alinhados à direita, como ser favorável à redução da maioridade penal e ao armamento civil. Em 2018 ele foi o deputado federal mais votado do Brasil, com 1,84 milhão de votos. 


Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos?

Sim. O deputado federal foi para os EUA durante o Carnaval, com toda a família e não retornou mais ao Brasil. 

Desde a posse do presidente Donald Trump como presidente dos EUA, Eduardo já visitou os Estados Unidos quatro vezes, em uma campanha para que os americanos tomassem medidas contra o governo brasileiro e Alexandre de Moraes. 


Quem é o suplente de Eduardo Bolsonaro?

Caso a licença de Eduardo Bolsonaro exceda 120 dias, o suplente Missionário José Olímpio (PL-SP) assume o posto. Ele é o segundo candidato mais bem colocado não eleito do partido em São Paulo.

Ligado à Igreja Mundial do Poder de Deus, José Olímpio foi deputado federal pelo Estado de São Paulo por dois mandatos, entre 2011 e 2019. Foi vereador em Itu e São Paulo e passou pelo MDB, PP, PPB, DEM e União Brasil antes de filiar ao PL.

Bolsonarista, o religioso participou ativamente da campanha de Bolsonaro à Presidência em 2022. Vereador de São Paulo à época e candidato a deputado, o missionário divulgou um vídeo com a imagem de Bolsonaro contra o aborto e defendeu: "Desrespeitar a vida é desrespeitar a Deus".


Eduardo Bolsonaro é policial federal?

O político foi policial federal entre 2010 e 2015. Ele passou no concurso para ser escrivão da Polícia Federal em Roraima, em 2010 e trabalhou no cargo até 2015, quando trabalhava em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. 

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Bolsonaro quer remarcar visita de Carlos para coincidir com aniversário

Política
Imagem de destaque

Congresso aprova MP do licenciamento ambiental especial

Política

Congresso deve se reunir nesta quinta-feira para votar a LDO

Política

Decisão de Gilmar que blinda o STF irrita Alcolumbre, que promete reagir

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Homem morre ao ser atingido por barra de supino em academia; Veja o vídeo

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina doa itens esquecidos e confiscados para bazar da APAE

Cidade
Londrina e região

Carro cai de ribanceira após cachorro acidentalmente engatar ré na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Suspeito foge de abordagem, troca tiros com a GM e é preso na zona leste de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Família procura idoso de 62 anos desaparecido após sessão de hemodiálise em Cascavel

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Podcast Falando de Gestão | EP 39 | Carreira, Arte e Tecnologia | Luciano Galbiati

Podcast Pod Tah | EP 37 | Vida, Internet e Empreendedorismo | Kelvin Anesi

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.