Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

Eduardo Bolsonaro pode ser preso? Entenda ida de político aos Estados Unidos

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu licença do cargo de deputado federal na terça-feira (18)
19 mar 2025 às 17:58
Por: Band
Reprodução/X/@BolsonaroSP

deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) anunciou em vídeo nas redes sociais que irá se licenciar do cargo parlamentar e se mudar para os Estados Unidos. O anúncio foi feito na terça-feira (18) e ele alega que irá sair do cargo sem remuneração para se dedicar "integralmente e buscar as devidas sanções aos violadores dos direitos humanos". 


O político, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirma que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, está tentando usar o mandato como "cabresto, como ferramenta de chantagem e coação do regime de exceção como instrumento para me prender e impedir que eu represente os melhores interesses para o meu país".

Eduardo Bolsonaro diz ser alvo de perseguição e chegou a comparar a Polícia Federal de Gestapo, a polícia da Alemanha nazista. "Poderei focar em buscar punições que Alexandre de Moraes e sua Gestapo da Polícia Federal merecem", afirmou. 

A ida de Eduardo Bolsonaro para os Estados Unidos e o pedido de licença do cargo de deputado federal geraram dúvidas nos internautas. A Sala Digital Band Google usou dados do Google Trends e reuniu as principais perguntas - e as respostas sobre o político, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. 


Eduardo Bolsonaro pode ser preso?

Não. O político não é indiciado em nenhum inquérito da Polícia Federal ou foi alvo das denúncias envolvendo investigações sobre a tentativa de golpe de Estado. 

No inquérito do golpe, apenas o pai dele, Jair Bolsonaro, e aliados do ex-presidente, foram indiciados. Ele apenas tinha o risco de ter o passaporte apreendido, mas o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, arquivou o pedido do PT feito na Justiça para apreender o documento e abrisse uma investigação contra o deputado federal. 

Outras notícias

Tebet fecha com Lula para disputar o Senado por São Paulo

Câmara: MP que cria Gás do Povo está na pauta no retorno aos trabalhos

CGU e PF investigam fraude envolvendo emendas Pix em cidade do Acre


O que houve com Eduardo Bolsonaro?

Eduardo Bolsonaro pediu licença do cargo para morar nos Estados Unidos. Ele, que é deputado federal eleito com 1,84 milhão de votos por São Paulo, decidiu pedir licença com o objetivo de responsabilizar Alexandre de Moraes pelas ações que ele considera autoritárias. 


Quem é Eduardo Bolsonaro?

Nascido em Resende, no Rio de Janeiro, Eduardo Bolsonaro é advogado, ex-escrivão da Polícia Federal e deputado federal por São Paulo, pelo Partido Liberal. Ele é o terceiro filho do ex-presidente Jair Bolsonaro e irmão dos também políticos Carlos, Flávio e Jair Renan Bolsonaro. 

O político é conhecido por ter posicionamentos alinhados à direita, como ser favorável à redução da maioridade penal e ao armamento civil. Em 2018 ele foi o deputado federal mais votado do Brasil, com 1,84 milhão de votos. 


Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos?

Sim. O deputado federal foi para os EUA durante o Carnaval, com toda a família e não retornou mais ao Brasil. 

Desde a posse do presidente Donald Trump como presidente dos EUA, Eduardo já visitou os Estados Unidos quatro vezes, em uma campanha para que os americanos tomassem medidas contra o governo brasileiro e Alexandre de Moraes. 


Quem é o suplente de Eduardo Bolsonaro?

Caso a licença de Eduardo Bolsonaro exceda 120 dias, o suplente Missionário José Olímpio (PL-SP) assume o posto. Ele é o segundo candidato mais bem colocado não eleito do partido em São Paulo.

Ligado à Igreja Mundial do Poder de Deus, José Olímpio foi deputado federal pelo Estado de São Paulo por dois mandatos, entre 2011 e 2019. Foi vereador em Itu e São Paulo e passou pelo MDB, PP, PPB, DEM e União Brasil antes de filiar ao PL.

Bolsonarista, o religioso participou ativamente da campanha de Bolsonaro à Presidência em 2022. Vereador de São Paulo à época e candidato a deputado, o missionário divulgou um vídeo com a imagem de Bolsonaro contra o aborto e defendeu: "Desrespeitar a vida é desrespeitar a Deus".


Eduardo Bolsonaro é policial federal?

O político foi policial federal entre 2010 e 2015. Ele passou no concurso para ser escrivão da Polícia Federal em Roraima, em 2010 e trabalhou no cargo até 2015, quando trabalhava em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. 

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Fim da escala 6x1: governo pode enviar projeto para agilizar aprovação

Política
Imagem de destaque

Caso Master: PF vai apurar suposta campanha contra o BC nas redes

Política

Lula deve ir aos EUA em março e Trump planeja baile de gala para a recepção

Política

Moraes exige relatório detalhado sobre rotina de Bolsonaro na "Papudinha"

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Mulher mantida em cárcere privado em hotel por dois meses é resgatada em Londrina

Cidade
Londrina e região

Colégio particular de Londrina corta bolsa integral de aluno e descumpre liminar; família recorre

Brasil e mundo
Mundo

Homem é preso após fazer “sexo” com aspirador de pó

Cidade
Londrina e região

Londrina entra em alerta laranja para temporais com risco de granizo e ventos de até 100 km/h

Cidade
Londrina e região

Viatura da PM capota na PR-444 e policial é resgatado por helicóptero após acidente

Podcasts

Podcast PodGuest | EP 18 | Geyzom Aragão

Podcast Arte do Sabor | EP 9 | A Importância do Azeite Para a Culinária Italiana

Podcast Café com Edu Granado | EP47 | Conexão, Resultado e Estratégia | Lucas e Adailton

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.