Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

Líderes evangélicos não descartam Flávio, mas mantêm esperança em Tarcísio

A pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) ao Planalto ainda não é um consenso entre lideranças evangélicas
24 jan 2026 às 13:29
Por:

A pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) ao Planalto ainda não é um consenso entre lideranças evangélicas que abraçaram a candidatura de seu pai, Jair Bolsonaro, em 2018 e 2022.


O primeiro pastor a criticar o nome de Flávio foi Silas Malafaia. Aliado de Bolsonaro, o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo disse, ainda em dezembro, que o anúncio da indicação do senador não gerou "empolgação" na direita e que falta "musculatura política". Na última semana, o pastor voltou a criticar a pré-candidatura de Flávio.


Quem divide a mesma opinião de Malafaia diz que o filho de Bolsonaro não teria força política para derrotar Lula. Essas lideranças religiosas apontamainda que as pesquisas de intenção de voto lançadas até o momento mostram que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teria mais condições para vencer o petista, que deve buscar à reeleição.


O bispo autorizado pelo STF a oferecer assistência religiosa a Bolsonaro também defende o nome de Tarcísio. Robson Rodovalho, da igreja Sara Nossa Terra, diz que não se trata de "preferência", mas de "análise da fotografia política do momento". O líder religioso diz também que a chapa mais "competitiva" é formada pelo governador e a ex-primeira-dama Michelle (PL).


Tarcísio tem dito que não vai disputar o Planalto e que sua prioridade é São Paulo. A declaração ocorre, no entanto, na contramão de movimentações típicas de candidato à Presidência. Na quinta-feira, quando reforçou sua pré-candidatura à reeleição, o governador não citou o nome de Flávio. No dia seguinte, à imprensa, afirmou que vai "trabalhar muito" a favor do filho de Bolsonaro.

Outras notícias

Moraes exige relatório detalhado sobre rotina de Bolsonaro na "Papudinha"

Lula busca maneira polida de recusar convite para conselho de Trump

No Supremo, PF colhe depoimentos no caso da compra do Master pelo BRB


Entre as lideranças evangélicas há quem já defenda o nome de Flávio. O senador se reuniu recentemente com integrantes da Assembleia de Deus Ministério do Belém, uma das maiores denominações do país. O UOL apurou que Flávio tem o apoio da igreja assim como seu pai teve. O discurso moderado é apontado como uma das qualidades para conversar com os evangélicos.


A avaliação de quem apoia Flávio hoje é de que o nome do senador tem crescido nas pesquisas. Para o deputado paulista Eduardo Nóbrega (Podemos), ligado à igreja Renascer em Cristo, Tarcísio é citado pela "capacidade" e "competitividade". "Mas, agora, todos têm visto o crescimento de Flávio nas pesquisas, como ele está se consolidando", afirma.


Em pesquisa divulgada nesta semana, Flávio pontuou mais que Tarcísio em cenário de primeiro turno. Segundo levantamento Atlas/Intel, em um cenário sem o governador, o senador fica com 35% das intenções de voto, contra 48,8% de Lula. Já Tarcísio, em um cenário sem Flávio, fica com 28,4%, contra 48,5% do petista. No segundo turno, ambos marcam 45% contra Lula.


Nóbrega admite que apoiava uma candidatura de Tarcísio "assim como outros pastores". O parlamentar afirma que hoje o cenário é diferente. Segundo ele, o governador já reafirmou que tentará à reeleição, e que o ex-presidente já fez sua indicação para 2026.


Articulador da pré-campanha de Flávio, Filipe Sabará diz que o senador tem recebido apoio. "O único líder evangélico, totalmente isolado quanto a este assunto, é o Malafaia, que inclusive está sendo muito criticado pelos próprios evangélicos por causa do péssimo e lamentável posicionamento dele", afirma.


O apoio da Assembleia de Deus Madureira ainda é um mistério. Em 2022, a igreja do bispo Samuel Ferreira apoiou publicamente à reeleição de Bolsonaro, além de receber o então presidente nas festividades. No fim do ano passado, o líder visitou e orou por Lula no Planalto.


Flávio nas igrejas

Ainda em pré-campanha, Flávio tem reforçado sua ligação com a igreja evangélica. Logo após anunciar que foi indicado ao pai para concorrer às eleições, o senador visitou igrejas e reforçou a linguagem gospel.


Na reta final do ano, Flávio visitou a igreja Batista da Lagoinha, em Orlando, nos Estados Unidos. Nas redes sociais, o pré-candidato compartilhou o vídeo do momento em que recebe uma oração "para se reconciliar com Deus". A reza foi feita pelo pastor André Valadão, que disse à Folha de S.Paulo não ter convidado o senador. "Não sou bolsonarista e nunca fui. Não sou ligado a nenhum candidato", disse.


Nesta semana, Flávio se batizou no Rio Jordão, em Israel. O momento foi compartilhado por ele e pela esposa, Fernanda Bolsonaro, que também desceu às águas.


A ideia é replicar a estratégia feita pelo ex-presidente em 2022. Ao longo da campanha, Bolsonaro marcou presença em congressos das maiores igrejas do país. Ao lado de Michelle, que sempre fazia orações e compartilhava uma palavra com fiéis, o então candidato à reeleição recebia aplausos —em poucas oportunidades, ele decidiu falar com a igreja.


Sabará diz que Flávio tem encontros marcados com lideranças religiosas para o próximo mês. Segundo o IBGE, 27% da população brasileira se declara evangélica. Este eleitorado tem atraído cada vez a atenção de candidatos, que buscam se conectar e, claro, conseguir votos.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

"Trump quer criar nova ONU", diz Lula sobre Conselho de Paz

Política
Imagem de destaque

Moraes proíbe manifestações e acampamentos na frente da 'Papudinha'

Política

Vorcaro admite pressão por liquidez em depoimento à PF

Política

Brasil e China articulam ‘não’ ao Conselho da Paz de Trump

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se envolve em grave acidente com suspeita de embriaguez na BR-369

Brasil e mundo
Brasil

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Cidade
Londrina e região

Suspeita de embriaguez: vídeo mostra vereador cambaleando e caindo após acidente na BR-369

Cidade
Londrina e região

Polícia avança em investigação de latrocínio e ouve terceiro suspeito da morte de motorista

Cidade
Londrina e região

Justiça absolve mulher filmada esfaqueando namorado e reconhece legítima defesa

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast PodBrevis | EP 3 | Registro de Imóveis | Rosângela Lantmann e Genivaldo Soares

Podcast Arte do Sabor | EP 8 | Por que existem tantos azeites?

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.