Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

Londrina: Câmara inicia série de pelo menos 5 sessões extraordinárias

13 dez 2021 às 12:00
Por: Redação Tarobá News

A Câmara Municipal de Londrina (CML) prevê realizar ao menos cinco sessões extraordinárias até o fim do ano para deliberar sobre 24 projetos de lei (PLs) enviados pelo prefeito de Londrina. A primeira sessão está marcada para segunda-feira (13), às 9 horas da manhã. As demais estão agendadas para os dias 15, 17, 20 e 21, no mesmo horário, no Plenário do Legislativo. Além destas extraordinárias, a CML realizará sessões ordinárias nos dias 14 (terça) e 16 (quinta), às 14 horas, conforme previsto no Regimento Interno. Todas as sessões são transmitidas ao vivo pelo site da Câmara (www.cml.pr.gov.br) e pelos canais do Legislativo no YouTube e Facebook.

A convocação foi feita pelo prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), no último dia 2 de dezembro, com base na Lei Orgânica do Município de Londrina e no Regimento Interno (RI) da CML. A última sessão ordinária do ano, conforme calendário do RI, será na quinta-feira (16). A legislação prevê que o chamamento extraordinário poderá ser feito em caso de urgência e interesse público relevante. O Legislativo Municipal é obrigado a acatar a convocação do prefeito.

O presidente da Câmara de Londrina, vereador Jairo Tamura (PL), explicou que a assessoria técnica da CML organizou a distribuição dos projetos ao longo das cinco sessões extraordinárias, para melhor planejamento e análise dos parlamentares. "Já foram repassados a todos os vereadores o cronograma e o planejamento para que eles já possam estudar os projetos apresentados e se embasar tecnicamente para a discussão. Isso faz com que os vereadores fiquem cientes das matérias e possam buscar os entendimentos para suas decisões", argumentou.

As sessões extras podem ocorrer em qualquer dia e horário, inclusive antes do recesso parlamentar, que se inicia em 21 de dezembro. Os vereadores não recebem valores adicionais pela participação. Nas sessões extraordinárias, os parlamentares se limitarão a deliberar sobre os projetos de lei que constam na convocação. Antes da apreciação das matérias ou assuntos a serem tratados extraordinariamente, porém, os vereadores decidem sobre a admissibilidade da urgência e do interesse público das propostas.

CONFIRA AS PRINCIPAIS PAUTAS DISCUTIDAS NA SESSÃO

Outras notícias

Lula sobre fraude no INSS: ‘Se tiver filho meu nisso, será investigado’

Herdeira de banqueiro mandou Careca do INSS 'sumir' com celulares

Acusados de tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF

- Os vereadores rejeitaram a urgência e o interesse público do projeto de lei nº 11/2021, que autoriza doação de área pública à empresa Tubos Fênix. Desta forma, o projeto não será mais votado nas sessões extraordinárias deste fim de ano e seguirá tramitação regular, isto é, será apreciado nas sessões do ano que vem.

- Os demais projetos de lei da pauta tiveram a urgência e o interesse público aprovados. Pelo Regimento Interno, isso é necessário para que, na sequência, os projetos em si sejam votados.

- Projeto de lei nº 1/2020, que cria 330 cargos de Professor de Educação Básica, foi retirado de pauta por 1 sessão, a pedido do líder do Executivo na Câmara, vereador Madureira.

- Projeto de lei nº 169/2020, que Autoriza a transferência imóvel da Caapsml ao Fundo de Previdência Social dos Servidores Municipais de Londrina, teve a redação final aprovada.

- Projeto de lei nº 204/2021, que altera a forma de alienação de áreas de três escolas estaduais, foi aprovado em segundo turno.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

STF confirma benefício para mulheres vítimas de violência

Política
Imagem de destaque

Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira

Política

Bolsonaro pede autorização para fazer fisioterapia na prisão

Política

Senado aprova PL que reduz pena de Bolsonaro por tentativa de golpe

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Homem agride jovem e é morto a tiros pelo pai dela no Paraná

Cidade
Londrina e região

Pai e filho estão entre os mortos em confronto com a Polícia Militar em Londrina

Cidade
Londrina e região

Mãe de jovem morto no Cafezal desabafa após suspeito de homicídio ser liberado

Cidade
Londrina e região

Pastor de 50 anos morre em acidente de carro em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

Funcionários da limpeza da Rodoviária de Londrina cruzam os braços por atraso salarial

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Podcast Falando de Gestão | EP 41 | ALCAL | Charles Feldhaus e Maria Angélica Constantino

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.