Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

Lula e outros quatro presidentes assinam carta em defesa da democracia

No artigo, os presidentes do Brasil, Chile, Colômbia, Uruguai e Espanha afirmam que a história mostra que ‘a democracia é o melhor caminho possível para garantir a paz e a coesão social’
20 jul 2025 às 17:43
Por: Band
Lula ao lado dos presidentes Yamandú Orsi, Gabriel Boric e Gustavo Petro - Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um artigo, publicado neste domingo (20), em defesa da democracia. O texto também conta com assinaturas de outros cinco mandatários: Gabriel Boric (Chile), Pedro Sánchez (Espanha), Gustavo Petro (Colômbia) e Yamandú Orsi (Uruguai). 

No texto, os presidentes afirmam que a democracia enfrenta um momento de grandes desafios e que a erosão das instituições, o avanço dos discursos autoritários impulsionados por diferentes setores e o crescente desinteresse dos cidadãos são “sintomas de um mal-estar profundo em amplos setores da sociedade”. 


“A isso se somam as persistentes desigualdades, o retrocesso nos direitos fundamentais, a disseminação da desinformação e de discursos de ódio em plataformas digitais, e a expansão de redes criminosas que desafiam a legitimidade do Estado”, escreveram os presidentes em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo e, posteriormente, publicado na conta de Lula na plataforma X. 

“Diante desse cenário, não cabe o imobilismo nem o medo. Defendemos a esperança. Em um mundo cada vez mais polarizado, como líderes progressistas temos o dever de agir com convicção e responsabilidade frente àqueles que pretendem enfraquecer a democracia e suas instituições”, destacaram. 


Para eles, não basta evocar a democracia nem falar em seu nome, “devemos  fortalecê-la, renová-la e torná-la significativa para aqueles que sentem suas promessas não cumpridas”. 

“É com mais democracia que criaremos mais oportunidades para as gerações futuras, e como melhor nos adaptaremos aos desafios globais impostos pela inteligência artificial ou a mudança do clima. Resolver os problemas da democracia com mais democracia, sempre.”

Outras notícias

Câmara: MP que cria Gás do Povo está na pauta no retorno aos trabalhos

CGU e PF investigam fraude envolvendo emendas Pix em cidade do Acre

Fim da escala 6x1: governo pode enviar projeto para agilizar aprovação

Segundo o artigo, esse é o princípio que convoca a reunião de alto nível “Democracia Sempre”, que será realizada em Santiago nesta segunda-feira (21) com os cinco chefes de Estado. 


Ainda conforme a carta assinada pelos presidentes, as democracias não se constroem apenas a partir dos governos. “Construir propostas conjuntas e eficazes que fortaleçam a coesão social, a participação cidadã e a confiança nas instituições é um trabalho que não pode se limitar a cartas de boas intenções ou recair apenas sobre os governos de turno e seus representantes”. 


“Por isso, essa iniciativa também convoca organizações sociais, centros de pensamento, juventudes e diversos atores da sociedade civil, porque sua participação e ação são fundamentais para que a democracia recupere sua capacidade transformadora”, diz trecho do artigo. 

“A história nos demonstrou repetidamente que a democracia é o melhor caminho possível para garantir a paz e a coesão social, e as oportunidades para todos. Impulsionar estratégias comuns em favor do multilateralismo, do desenvolvimento sustentável, da justiça social e dos direitos humanos é um imperativo ético e político. Porque a democracia é frágil se não for cuidada”.

“Hoje nos reúne a certeza compartilhada da necessidade de melhorar a resposta do Estado às demandas de nossos povos e governar com eficácia, com justiça, com direitos. Com democracia, sempre. E com a convicção de que defender a democracia nestes tempos difíceis não é apenas resistir e proteger, mas propor e seguir avançando. Essa é a tarefa urgente do nosso tempo”, finalizaram os presidentes.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Caso Master: PF vai apurar suposta campanha contra o BC nas redes

Política
Imagem de destaque

Lula deve ir aos EUA em março e Trump planeja baile de gala para a recepção

Política

Moraes exige relatório detalhado sobre rotina de Bolsonaro na "Papudinha"

Política

Lula busca maneira polida de recusar convite para conselho de Trump

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Colégio particular de Londrina corta bolsa integral de aluno e descumpre liminar; família recorre

Cidade
Londrina e região

Londrina entra em alerta laranja para temporais com risco de granizo e ventos de até 100 km/h

Paraná
Londrina e região

Jovem morre após ser linchado por crime que não cometeu em Ponta Grossa

Cidade
Londrina e região

Pedágio na BR-369 em Rolândia gera revolta entre moradores e mobiliza autoridades

Brasil e mundo
Brasil

Pastor condenado por estuprar menina é morto a tiros em praça de MT

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP47 | Conexão, Resultado e Estratégia | Lucas e Adailton

Podcast do Marcelo Villa | EP 1 | Acelera: 2026, Um Ano Muito Rápido

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.