Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

Moraes vê 'irregularidade isolada' e não decreta prisão de Bolsonaro

Na decisão, o ministro destacou que, caso haja novo descumprimento das cautelares, a decretação de prisão será “imediata”
24 jul 2025 às 15:33
Por: Band
Foto: Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes respondeu a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quinta-feira (24) e decidiu não decretar prisão preventiva do ex-mandatário após descumprimento da medida cautelar que impede o uso de redes sociais. 


Segundo a decisão, por se tratar de uma "irregularidade isolada", não haverá decretação de prisão neste momento. No entanto, o ministro destaca que, caso haja novo descumprimento, a decretação da prisão será “imediata”. 


"Por se tratar de irregularidade isolada, sem notícias de outros descumprimentos até o momento, bem como das alegações da Defesa de JAIR MESSIAS BOLSONARO da “ausência de intenção de fazê-lo, tanto que vem observando rigorosamente as regras de recolhimento impostas”, deixo de converter as medidas cautelares em prisão preventiva, advertindo ao réu, entretanto, que, se houver novo descumprimento, a conversão será imediata, nos termos do art. 312, § 1º, do Código de Processo Penal", diz trecho da decisão. 


Ao detalhar suas determinações, Moraes escreveu: "Como diversas vezes salientei na Presidência do TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, a JUSTIÇA É CEGA MAS NÃO É TOLA!!!!!". 

Outras notícias

Câmara diz que não foi informada sobre saída de Ramagem do país

“Enfraquece o combate ao crime organizado”, diz Lula sobre PL antifacção

Antes de anunciar aporte de €1 bi, ministro alemão pede desculpas a Lula


Na decisão desta quinta, Moraes reforçou que, em sua primeira decisão sobre as cautelares, em nenhum momento Bolsonaro foi impedido de conceder entrevistas ou discursar. 


"Em momento algum JAIR MESSIAS BOLSONARO foi proibido de conceder entrevistas ou proferir discursos em eventos públicos ou privados, respeitados os horários estabelecidos nas medidas restritivas", escreve o ministro.


A defesa do ex-presidente foi intimada pelo ministro do Supremo nesta segunda-feira (21). Ele exigia explicações sobre um descumprimento de medidas cautelares e ameaçou prender o ex-presidente. 

Entre as medidas cautelares, Moraes proibiu Bolsonaro de usar redes sociais - seja diretamente ou por terceiros. Porém, no mesmo dia, o ex-presidente mostrou a tornozeleira eletrônica, o que gerou diversas publicações em redes sociais. O ministro do STF incluiu diversos exemplos na intimação.


Entenda

Na última sexta-feira (18), Moraes atendeu um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), impôs restrições ao ex-presidente e autorizou que a Polícia Federal (PF) cumprisse um mandato de busca e apreensão na casa de Bolsonaro, em Brasília.


Além da tornozeleira eletrônica, Bolsonaro não poderá se comunicar com Eduardo, que está nos Estados Unidos, não poderá manter contato com embaixadores ou se aproximar de embaixadas, deverá permanecer em casa a partir das 19 horas e não poderá usar as redes sociais.


Bolsonaro é acusado de integrar o denominado “núcleo 1” e tramar um golpe de estado contra o resultado das eleições de 2022. Ele também é investigado por tentativa de obstrução de Justiça e ataque à soberania nacional.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Relator no Senado promete manter recursos da PF em projeto Antifacção

Política
Imagem de destaque

Presidente Lula pede análise responsável do PL Antifacção pelo Senado

Política

Câmara aprova texto-base do projeto de lei antifacção

Política

PGR é contra pedido de Cid para extinguir pena na ação do golpe

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Familiares e moradores de Assaí se despedem de vítimas de acidente trágico na BR-376

Cidade
Londrina e região

Prefeito de Londrina tira licença e transmite cargo interinamente ao vice

Cidade
Londrina e região

Motociclista morre após bater de frente com ônibus na PR-538, próximo a Londrina

Cidade
Londrina e região

Comércio de Londrina divulga horário especial de Dezembro para as festividades

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina é repassado a grupo mexicano em venda de R$ 11,5 bilhões

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 39 | Combate ao Desperdício de Alimentos | SESC Mesa Brasil

Podcast Pod Tah | EP 35 | Psicologia e Superação | Dra. Heloisa Oliveira

Podcast PodFala com a Tai | EP 4 | Parceria em Família e na Música | Théo e Thiago

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.