O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta sexta-feira (10) sobre a conversa que teve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, destacando que Brasil e EUA têm uma relação que nunca deveria ter sido truncada.
Brincando sobre a idade, Lula disse: “Comecei a conversar com o Trump dizendo assim: estou completando 80 anos e você vai completar 80 anos no dia 14 de junho do ano que vem. Ele é oito meses mais novo que eu, portanto, tenho idade pra falar mais grosso com ele”.
Lula reforçou a importância do diálogo: “Governamos as duas maiores democracias do Ocidente. Não podemos passar discórdia para o restante do mundo. Tem divergência? Tem. Vamos colocar na mesa, sentar e conversar. Não tem tema proibido pra conversar comigo”.
Durante o lançamento do novo modelo de crédito imobiliário em São Paulo, o presidente destacou que divergências devem ser tratadas com democracia e respeito. “Nunca tratei presidente de outro país ideologicamente. Eu tenho que tratar com respeito alguém que foi eleito e ele também”, afirmou.
Lula disse ainda que o Brasil não busca conflito com os EUA: “Não quero brigar com os Estados Unidos. É melhor sentar, conversar, assinar uns documentos e tudo fica bem”.
O presidente concluiu ressaltando que o país não deve depender do humor de outro líder: “Ninguém respeita quem não se respeita. As pessoas respeitam quando percebem que você tem autoridade moral e caráter”.