Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

Petroleiro é apreendido pelos EUA na Costa da Venezuela, dizem autoridades

Nas últimas semanas, essa foi a segunda vez que o país apreendeu um petroleiro perto da Venezuela
21 dez 2025 às 09:41
Por: Band
CEZAR FERNANDES

Um petroleiro foi apreendido pelos Estados Unidos na Costa da Venezuela, em águas internacionais. A informação foi confirmada neste sábado (20), pela secretária de Segurança Interna. Kristi Noem. 


A embarcação tem bandeira panamenha e pertence a uma empresa chinesa.


Um vídeo divulgado com a declaração de Noem mostrou uma pessoa descendo por uma corda de um helicóptero para o convés de um petroleiro chamado Centuries. O navio carregou petróleo bruto no terminal de Jose, na Venezuela, após navegar pelo Caribe. A embarcação estava totalmente carregada desde 11 de dezembro com dois milhões de barris de petróleo bruto. Nos dias seguintes, imagens de satélite mostraram que o barco estava navegando ao largo de Granada em uma rota em direção à Ásia.


O navio foi rastreado pela primeira vez transportando petróleo venezuelano para a China em abril de 2020 e esteve envolvido em transferências de navio para uma embarcação na Malásia. Não está claro se os EUA planejavam tomar posse do navio com sua carga.

Outras notícias

PF investiga Jordy e Sóstenes Cavalcante por aluguel em locadora fantasma

Moraes nega recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Lula espera que Senado vote indicação de Messias ao STF em 2026


Em comunicado divulgados nas redes sociais, Delcy Rodriguez, vice-presidente do país, repudiou o ato norte-americano, chamando-o de “roubo de petróleo” e "pirataria internacional". O governo venezuelano também alertou para o "desaparecimento forçado" da tripulação da embarcação, atribuindo a autoria direta da operação a efetivos militares norte-americanos.


A apreensão do petroleiro acontece menos de uma semana depois do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarar o regime da Venezuela como "organização terrorista" e determinar um bloqueio aos petroleiros que entram e saem do país sul-americano.


O ponto central da justificativa de Trump é a alegação de que o governo venezuelano se apropriou indevidamente de terras e campos de petróleo pertencentes aos Estados Unidos.


"O regime ilegítimo de Maduro está usando o petróleo desses campos roubados para financiar a si mesmo, o narcotráfico, o tráfico de pessoas, assassinatos e sequestros", escreveu Trump.


O texto exige a devolução "imediata" de todo o petróleo, terras e outros bens, sob a ameaça de um "choque sem precedentes" caso a demanda não seja cumprida.


Frota Fantasma


Os bloqueios econômicos impostos pelos Estados Unidos forçaram o regime de Caracas a recorrer a uma rede clandestina de navios petroleiros, conhecida como Frota Fantasma. Este conjunto de embarcações é utilizado para movimentar petróleo de países que são alvos de restrições internacionais, como Irã, Rússia e a própria Venezuela.


Na última semana, em uma ação de inteligência e repressão ao esquema, um dos navios pertencentes à Frota Fantasma foi confiscado pelo governo dos Estados Unidos. A embarcação em questão, o petroleiro Skipper, estava abastecida com petróleo venezuelano e era alvo de sanções americanas desde 2022.


Nova rodada de sanções


A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor um "bloqueio total e completo" de petroleiros sancionados que viajam de e para a Venezuela levantou questões sobre as consequências econômicas para o regime do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.


A nova rodada de bloqueios econômicos inclui ainda três sobrinhos do ditador da Venezuela e seis empresas ligadas ao transporte de combustível do país.


A medida aumenta a pressão americana, que exige o fim da ditadura chavista e a renúncia de Maduro. O movimento faz parte de uma política externa que busca desmantelar as fontes de financiamento de regimes considerados antidemocráticos ou que ameaçam a estabilidade regional.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Lula sobre fraude no INSS: ‘Se tiver filho meu nisso, será investigado’

Política
Imagem de destaque

Herdeira de banqueiro mandou Careca do INSS 'sumir' com celulares

Política

Acusados de tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF

Política

STF confirma benefício para mulheres vítimas de violência

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Justiça condena Prefeitura de Cambé a realizar obras no Recanto Rancho Ringo

Cidade
Londrina e região

Entenda o que são as luzes em sequência vistas no céu da região de Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 45 anos é encontrado morto por familiares no Centro de Londrina

Cidade
Londrina e região

Caravana de Natal da Coca-Cola passa por Londrina e Cambé neste sábado

Paraná
Paraná

Homem agride jovem e é morto a tiros pelo pai dela no Paraná

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.