Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

Prefeito participa da sessão que vota a Lei Geral do Plano Diretor

28 out 2021 às 19:31
Por: Redação Tarobá News

O prefeito Marcelo Belinati participou de sessão da Câmara Municipal de Londrina (CML), nesta quinta-feira (28), quando inicia a votação do projeto da Lei Geral do Plano Diretor Participativo do Município. O Projeto de Lei nº 207 foi protocolado na Câmara em 2018, pelo Executivo, para substituir a atual lei municipal, como determina o Estatuto das Cidades.

Junto com o prefeito, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Tadeu Felismino, também participou da sessão para discussão do PL n° 207/2018.

O Plano Diretor é uma ferramenta de planejamento para a cidade, e nele ficam estabelecidas as linhas de desenvolvimento e expansão urbana que o poder público deverá aplicar em prol do interesse coletivo. Suas diretrizes buscam sanar os problemas das cidades e valorizar as potencialidades, atendendo os aspectos social, econômico, ambiental, cultural e político. E esta versão, a ser votada pelo Legislativo, terá validade de dez anos.

Em sua fala no plenário da CML, o prefeito explicou que a Lei Geral do Plano Diretor 2018-2028 será um marco na história da cidade. “Esse debate norteia e dá sentido à cidade para os próximos anos. Talvez muitos não tenham a exata compreensão da importância do que estaremos debatendo aqui, porque é um assunto muito complexo, mas a comunidade sente na pele o quanto o Plano Diretor pode influenciar na vida das pessoas”, disse.

Para elaboração do PL do Plano Diretor, a Prefeitura de Londrina realizou várias audiências públicas ao longo de todas as etapas de revisão da lei, com participação aberta a toda comunidade. Houve debates para escolha da metodologia, levantamento das demandas nas áreas urbana e rural, deliberação das diretrizes e demais etapas da construção do projeto.

Outras notícias

Acusados de tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF

STF confirma benefício para mulheres vítimas de violência

Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira

“Foram 20 fóruns de debates, além de audiências e conferencias de participação popular. Parabenizo a toda equipe técnica do Ippul e os presidentes anteriores, que conduziram esse processo. Agradeço às instituições e entidades da cidade por contribuírem. A Câmara também participou na elaboração do projeto da Lei Geral que, agora, entra em discussão no plenário para ser aprimorado e corrigir eventuais incongruências”, lembrou o prefeito.

Marcelo reforçou que a análise da íntegra do projeto e das 107 emendas apresentadas pelos vereadores deve ser feita com o propósito comum de construir uma legislação clara, simples e objetiva. O prefeito se colocou à disposição dos vereadores, juntamente com a equipe do Ippul, para prestar os esclarecimentos que forem necessários. “Cabe a nós criarmos um marco legal para que os empresários venham a Londrina e aqui possam expandir seus negócios. Podemos construir isso preservando a qualidade de vida dos moradores e a questão ambiental. É uma equação complexa, que deve ser vista em cada detalhe, mas é possível”, frisou.

Em 2022, está previsto, na sequência da votação e aprovação da Lei Geral do Plano Diretor, a conclusão e encaminhamento dos projetos das leis complementares – Lei de Preservação do Patrimônio Cultural; Código de Obras e Edificações; Código de Posturas; Código Ambiental; Parcelamento do solo; Perímetro Urbano; Uso e Ocupação do Solo; Sistema Viário; e Outorga Onerosa.

Ainda no plenário, Marcelo disse que a cidade caminha para o desenvolvimento sustentável, com foco na desburocratização para abertura de novas empresas, indústrias e negócios. “Vejo como uma solução e privilégio poder corrigir eventuais equívocos e divergências das legislações anteriores, e fazer Londrina uma cidade cada vez mais empreendedora. Não podemos perder essa oportunidade de votarmos a Lei Geral e, em seguida, as leis complementares. Temos que facilitar, desburocratizar, mostrar ao empresariado nacional e internacional que Londrina está de braços abertos para iniciativa privada. E com equilíbrio, preservando a qualidade de vida das pessoas”, completou.

Após a fala do prefeito, foi aberta a oportunidade para que os vereadores fizessem seus comentários. O espaço foi aproveitado por Matheus Thum; Lenir de Assis, Lu Oliveira, Santão, Eduardo Tominaga, Beto Cambará, Giovani Mattos, Professora Flávia Cabral, Ailton Nantes, Deivid Wisley e Sônia Gimenez. Todos reforçaram que a Lei Geral do Plano Diretor é uma ferramenta essencial para toda cidade, e que a votação será feita com muito afinco para que Londrina conquiste mais avanços por meio dessa nova versão.

A vereadora Lenir de Assis comentou que colheu informações junto a diversas entidades de classe, instituições religiosas, universidades e associações, para saber como foi o processo participativo da construção da minuta do projeto da Lei Geral do Plano Diretor. “Trago aqui a legitimidade desse projeto, que foi amplamente debatido, e faço justiça a toda equipe do Ippul, aos ex-presidentes e o atual. Quero parabenizá-los por todo o trabalho. E voto com muita tranquilidade, porque houve muito trabalho para que esse projeto atendesse a condição e premissa de um processo democrático, respeitoso, que ouviu a população. É um projeto importante; que não erremos e entreguemos com condição de a cidade crescer, gerar emprego e renda, com responsabilidade de forma geral”, apontou.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Bolsonaro pede autorização para fazer fisioterapia na prisão

Política
Imagem de destaque

Senado aprova PL que reduz pena de Bolsonaro por tentativa de golpe

Política

Malafaia critica indicação de Flávio Bolsonaro à Presidência: “Não cola”

Política

Se UE não fechar agora acordo com Mercosul, Brasil não fará mais, diz Lula

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Pai e filho estão entre os mortos em confronto com a Polícia Militar em Londrina

Cidade
Londrina e região

Mãe de jovem morto no Cafezal desabafa após suspeito de homicídio ser liberado

Cidade
Londrina e região

Pastor de 50 anos morre em acidente de carro em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

Cinco suspeitos morrem em confronto com a Polícia Militar na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Alerta na Gleba Palhano: ataque de pitbull mobiliza moradores e CMTU em Londrina

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Podcast Falando de Gestão | EP 41 | ALCAL | Charles Feldhaus e Maria Angélica Constantino

Podcast Fala Advocacia | EP 1 | A Gestão da OAB Paraná e Londrina

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.