Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

Programa denuncia abuso na liberação de agrotóxicos e é pauta na tribuna livre

06 ago 2019 às 17:58
Por: Redação Tarobá News

O vereador Paulo Porto (PCdoB) trouxe o “picapau sequelado” para a sessão ordinária da Câmara de Cascavel, na sessão ordinária desta terça-feira (06). O vídeo, de quase dois minutos, é uma paródia da música de Gilberto Gil para o clássico programa de TV, Sítio do Picapau Amarelo, baseado na obra de Monteiro Lobato. A versão foi exibida na TV Globo, no Programa Zorra Total, no fim de semana e, embora seja uma peça de humor, reitera graves denúncias contra o consumo excessivo e indiscriminado de agrotóxicos no Brasil. Em sete meses de Governo Bolsonaro, já foram liberados 290 novos agrotóxicos no país, muitos deles banidos dos chamados países desenvolvidos, especialmente na Europa.

Paulo Porto é membro da comissão de Meio Ambiente da Câmara e autor da lei municipal 6.484/2015, que proíbe o uso e aplicação de qualquer tipo de veneno próximo a escolas e colégios, Cmeis, Unidades básicas de saúde, e núcleos residenciais.

Porto usou a tribuna da Câmara para apresentar o vídeo e reiterar sua luta contra o uso indiscriminado de agrotóxicos. “Segundo um grande humorista argentino denominado Joaquín Salvador Lavado Tejón – vulgo Quino – pai da famosa Mafalda – uma ditadura, um regime ditatorial, um governo truculento e autoritário começa a desmoronar quando o povo começa a fazer piadas sobre ele”, disse o vereador. Para ele, se isto for verdade, já é possível afirmar que o governo Bolsonaro “já está fazendo água”.

“Decidi mostrar esse vídeo do quadro do programa Zorra Total a respeito de um tema que é especialmente caro a esta Casa de Leis, já rendeu projetos de leis, audiências públicas e seminários, e que segue sendo um problema para Cascavel e para todo o oeste do Paraná, que é o consumo excessivo e indiscriminado de agrotóxicos”, explicou.

Após reproduzir o vídeo em plenário, o vereador reiterou que 290 novos agrotóxicos liberados pelo governo federal nesse ano “é um triste recorde para qualquer país com os mínimos patamares civilizatórios”. O vereador também lembrou que o mesmo vídeo rendeu uma moção de repúdio de deputados federais do PSL. “Já na perspectiva deste mandato, valeria um voto de louvor. E que nosso bom humor, nossa inteligência e sagacidade sigam nos ajudando a combater estes tempos sombrios, e a lutar para que o Paraná volte a ser uma grande Sítio do Picapau Amarelo e não se transforme em um grande latifúndio do Picapau com Sequelas”, diz.

Assessoria de Imprensa/Paulo Porto

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Brasil deve pedir a palavra em reunião do Conselho da ONU sobre Venezuela

Política
Imagem de destaque

PF prende ex-assessor Filipe Martins após determinação do STF

Política

Bolsonaro recebe alta hospitalar e volta a cumprir pena na PF

Política

Nicolás Maduro se diz disposto a negociar com os EUA sobre o narcotráfico

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Jovem de 13 anos denuncia estupro supostamente praticado por ex-namorado em Londrina

Cidade
Londrina e região

Venezuelanos que residem no Flores do Campo reagem à prisão de Nicolás Maduro

Cidade
Londrina e região

Homem é preso após mulher ser hospitalizada com lesões graves na região íntima

Paraná
Paraná

Jovem desaparecido é encontrado vivo no Pico Paraná após quatro dias

Cidade
Cascavel e região

Homem encontrado morto em veículo na UPA Tancredo Neves é identificado

Podcasts

Podcast Fala Advocacia | EP7 | Qual o papel da comissão de direito previdenciário?

Podcast Arte do Sabor | EP 5 | Azeite: aliado do exercício físico

Podcast Fala Advocacia | EP 6 | Qual o papel da comissão de advocacia criminal?

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.