Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

Projeto que cria a semana “Detox Digital Paraná” é aprovado na Assembleia

04 fev 2020 às 19:52
Por: Redação Tarobá News

Criar uma série de ações e atividades para alertar os paranaenses sobre os riscos subjacentes ao uso da tecnologia. É o que propõe o projeto de lei 530/2019, assinado pelo deputado Cobra Repórter (PSD), que institui a semana “Detox Digital Paraná” a ser realizada anualmente de segunda a domingo, integrando o dia 10 de outubro que é o “Dia Mundial da Saúde Mental”. O texto foi aprovado em primeiro turno de votação na sessão plenária desta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa do Paraná.

Dentre as ações, está a criação de um “Dia “D” no qual as pessoas serão desafiadas a ficar 24 horas sem tecnologia, realizando atividades em família, exercícios físicos, leituras, práticas esportivas, passeios, entre outros.  De acordo com o autor da proposta, o objetivo é oferecer à sociedade paranaense conhecimento a respeito dos limites e dos riscos envolvidos no manejo diário de smartphones, tablets, computadores e outros aparelhos eletrônicos conectados à internet. “Precisamos propor soluções para este problema que afeta muitas famílias: o distanciamento devido à má utilização dos recursos tecnológicos o uso imoderado dos recursos tecnológicos tem contribuído para o enfraquecimento dos vínculos familiares”, disse o deputado Cobra Repórter.

Detox Digital Brasil - O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a aderir ao Programa “Reconecte”, que inclui a Campanha “Detox Digital Brasil”. A adesão foi em julho de 2019 no plenário da Assembleia. O programa, que visa promover uma mobilização nacional para conscientização sobre a utilização ética, saudável e segura dos recursos tecnológicos digitais, é uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e contou com a participação da Comissão que Defende os Direitos da Criança, Adolescente, Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai), da Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf-PR) e do Instituto Tecnologia & Dignidade Humana (IT&DH).

Golpes financeiros – A proposta que visa a criação da Campanha de Combate aos Golpes Financeiros Praticados Contra os Idosos foi aprovada em primeiro turno pelos deputados. O projeto de lei 22/2019, assinado pela deputada Cantora Mara Lima (PSD), visa a criação de ações educativas com o objetivo de proteger as vítimas de crimes como apropriação indébita de recursos financeiros ou bens, administração fraudulenta de cartão de benefícios previdenciários e violência financeira institucional, entendida, de acordo com o texto, como a contratação de empréstimos oferecidos por agentes financeiros sem o consentimento dos idosos. “Existe a necessidade de haver um alerta com informativos, ou mesmo cartilhas, que auxiliem os idosos a exercerem sua autonomia financeira como clareza e segurança”, afirma a parlamentar na justificativa da proposta.

Mobilidade – Ainda na sessão desta terça-feira, os parlamentares aprovaram em segundo turno de votação o projeto de lei nº 295/2019, assinado pelos deputados Goura (PDT) e Paulo Litro (PSDB). A proposta altera Lei estadual nº 18.780/2016, que institui a política de mobilidade sustentável e incentivo ao uso de bicicleta. O objetivo da medida é fortalecer, incentivar e consolidar a utilização da bicicleta no cotidiano.

Outras notícias

Moraes determina envio de documentos para pedido de extradição de Ramagem

CCJ do Senado vai barrar trechos que diminuem pena para corrupção

Defesa pede nova autorização para cirurgia de Bolsonaro após exames

Título e homenagem – Por fim, passaram em primeiro turno os projetos de lei 597/2019, do deputado Nelson Justus (DEM), que denomina de Engenheiro Wilson Justus Soares o trecho da rodovia PR-522 que especifica, no município de Imbituva; e 707/2019, do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) que concede título de utilidade pública à Associação de Basquete do município de Terra Rica.

Pronunciamentos – Subiram às tribunas durante a primeira sessão ordinária com pauta de votações os deputados Tadeu Veneri (PT), Professor Lemos (PT), Emerson Bacil (PSL); Michele Caputo (PSDB); Goura (PDT); Mabel Canto (PSC); Homero Marches (PROS); Artagão Júnior (PSB); Maria Victoria (PP); Tercilio Turini (CDN); Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Hussein Bakri (PSD). Entre os temas debatidos em plenário estiveram as demandas do Instituto Médico Legal do Paraná; o decreto do Governo do Estado que estabelece um programa de recadastramento dos servidores ativos e aposentados para validação dos descontos feitos na folha de pagamento; o manejo da restinga no Litoral do Paraná; as ações de combate a violência contra a mulher; e as medidas de contenção do coronavírus.

Sessão pela manhã – Antes do término das sessões, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) anunciou que a sessão plenária desta quarta-feira (5) será realizada pela manhã, iniciando às 9h30.

Alep

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Carla Zambelli renuncia ao mandato; Câmara dará posse ao suplente

Política
Imagem de destaque

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

Política

Hugo Motta restabelece escolta de deputada do PSOL alvo de ameaças

Política

Trump diz que ações terrestres ocorrerão “muito em breve” na Venezuela

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Advogada que salvou família de incêndio em Cascavel acorda após quase dois meses em coma

Cidade
Londrina e região

Suspeito de homicídio no Conjunto Cafezal se apresenta à polícia e presta depoimento

Cidade
Londrina e região

Criminoso invade casa, atira em quatro pessoas e mata duas em Ibiporã

Cidade
Londrina e região

Semana terá chuvas e variação de temperaturas em Londrina; confira a previsão

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.