Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

Trabalhadores demitidos por terceirizada da Sanepar são recebidos na Câmara de Londrina

16 dez 2022 às 17:38
Por: Portal Tarobá
Foto: CML

Os vereadores da Câmara Municipal de Londrina vão enviar um ofício à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), ao governo do estado e à Prefeitura solicitando agilidade no repasse de valores devidos a trabalhadores da Empresa de Saneamento Ambiental e Concessões (Esac), terceirizada que respondia pelo fechamento de buracos asfálticos abertos pela companhia na cidade. Nesta quinta, a 1ª Vara do Trabalho de Londrina, em medida cautelar, determinou à Sanepar o bloqueio R$ 1,5 milhão dos recursos que a Esac teria para receber da companhia. O valor deve ser usado para pagamento de direitos a funcionários dispensados em massa pela terceirizada e que até o momento não receberam o salário de novembro nem as verbas rescisórias.


Um grupo de ex-funcionários da Esac esteve na Câmara de Londrina na tarde desta sexta-feira (16), a convite de diversos vereadores que acompanham a situação dos trabalhadores. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Londrina (Sintracom-Ld), Denilson Pestana da Costa, 103 trabalhadores foram afetados. 


“A Sanepar rescindiu o contrato com a empresa e, no dia 30 de novembro, os 103 trabalhadores da empresa tiveram a sua demissão efetivada. E no dia 12 a empresa deveria fazer a quitação das verbas rescisórias, com o pagamento de férias, a segunda parcela do 13º salário, o saldo de salário, a quitação da multa de 40% do Fundo de Garantia, assim como liberar a documentação para o levantamento do FGTS e a liberação da documentação para entrada dos trabalhadores no seguro-desemprego. Tivemos a notícia de que não seria possível efetuar o pagamento, tendo em vista que a Sanepar havia bloqueado todos os valores em função de processos trabalhistas tramitando em Curitiba e do não cumprimento do contrato em Londrina”, afirmou.


Segundo a vereadora Mara Boca Aberta (Pros), que participou de reuniões na Sanepar e com os trabalhadores, a Câmara abraçou essa causa e vai cobrar que o pagamento saia antes do Natal. "Fizemos um ofício aqui na Câmara, assinado por todos os vereadores, que será enviado ao prefeito, para que ele receba esses trabalhadores e possa, junto à Sanepar, fazer a liberação desse dinheiro, para fazer o acerto dos trabalhadores ainda antes do Natal", disse.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Lula sobre fraude no INSS: ‘Se tiver filho meu nisso, será investigado’

Política
Imagem de destaque

Herdeira de banqueiro mandou Careca do INSS 'sumir' com celulares

Política

Acusados de tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF

Política

STF confirma benefício para mulheres vítimas de violência

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Homem agride jovem e é morto a tiros pelo pai dela no Paraná

Cidade
Londrina e região

Pai e filho estão entre os mortos em confronto com a Polícia Militar em Londrina

Cidade
Londrina e região

Mãe de jovem morto no Cafezal desabafa após suspeito de homicídio ser liberado

Cidade
Londrina e região

Pastor de 50 anos morre em acidente de carro em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

Funcionários da limpeza da Rodoviária de Londrina cruzam os braços por atraso salarial

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Podcast Falando de Gestão | EP 41 | ALCAL | Charles Feldhaus e Maria Angélica Constantino

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.