Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Mundo

Trump envia navios de guerra para Venezuela por promessa de combate às drogas

O USS Gravely, o USS Jason Dunham e o USS Sampson seriam enviados para permanecer "ao longo de vários meses" na região, segundo fontes da Casa Branca
19 ago 2025 às 18:38
Por: Estadão Conteúdo
The White House

Os Estados Unidos estão enviando três contratorpedeiros com mísseis guiados Aegis para as águas ao largo da Venezuela, como parte dos esforços do presidente Donald Trump para combater as ameaças dos cartéis de drogas latino-americanos, de acordo com um funcionários americanos informados sobre o plano.


O USS Gravely, o USS Jason Dunham e o USS Sampson devem chegar em breve, disse o funcionário, que não estava autorizado a comentar e conversou com a agência The Associated Press nesta terça-feira, 19, sob condição de anonimato.


Um funcionário do Departamento de Defesa confirmou que os navios foram designados para a região em apoio aos esforços de combate às drogas. O funcionário disse que os navios seriam enviados para permanecer "ao longo de vários meses".


A implementação de contratorpedeiros e pessoal dos EUA ocorre no momento em que Trump pressiona pelo uso das Forças Armadas dos EUA para impedir os cartéis que ele culpa pelo fluxo de fentanil e outras drogas ilícitas nas comunidades americanas e pela perpetuação da violência em algumas cidades dos EUA.


Trump também pressionou a presidente mexicana Claudia Sheinbaum a cooperar mais em matéria de segurança do que seu antecessor, sendo mais agressiva na perseguição aos cartéis mexicanos. Mas ela traçou uma linha clara quando se trata da soberania do México, rejeitando sugestões de Trump e outros de intervenção das Forças Armadas dos EUA.

Outras notícias

Câmara: MP que cria Gás do Povo está na pauta no retorno aos trabalhos

CGU e PF investigam fraude envolvendo emendas Pix em cidade do Acre

Fim da escala 6x1: governo pode enviar projeto para agilizar aprovação


Em fevereiro, Trump designou o Tren de Aragua da Venezuela, o MS-13 em El Salvador e seis grupos baseados no México como organizações terroristas estrangeiras. O governo republicano também intensificou a fiscalização da imigração contra supostos membros de gangues.


A designação é normalmente reservada para grupos como a al-Qaeda ou o Estado Islâmico, que usam a violência para fins políticos - não para redes criminosas focadas em dinheiro, como os cartéis latino-americanos.


Mas o governo Trump argumenta que as conexões internacionais e as operações dos grupos - incluindo tráfico de drogas, contrabando de migrantes e ações violentas para expandir seu território - justificam a designação.


O Ministério da Comunicação da Venezuela não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.


Na segunda-feira, 18, o ditador venezuelano Nicolás Maduro disse que os EUA aumentaram suas ameaças contra a Venezuela e anunciou que iria ordenar a mobilização de mais de 4,5 milhões de milicianos em todo o país.


Composta por aproximadamente 5 milhões de reservistas, segundo dados oficiais, a Milícia foi criada pelo ditador Hugo Chávez, morto em 2013, e tornou-se posteriormente um dos cinco componentes da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB).


"O império enlouqueceu e renovou suas ameaças à paz e à tranquilidade da Venezuela", disse Maduro em um evento em Caracas, sem mencionar nenhuma ação específica.


No início deste mês, o governo Trump anunciou que dobraria para US$ 50 milhões a recompensa pela prisão de Maduro, acusando-o de ser um dos maiores narcotraficantes do mundo e de trabalhar com cartéis para inundar os EUA com cocaína misturada com fentanil.


Maduro foi indiciado em um tribunal federal de Nova York em 2020, durante o primeiro mandato de Trump, junto com vários aliados próximos, sob acusações federais de narcoterrorismo e conspiração para importar cocaína. Na época, os EUA ofereceram uma recompensa de US$ 15 milhões por sua prisão.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Caso Master: PF vai apurar suposta campanha contra o BC nas redes

Política
Imagem de destaque

Lula deve ir aos EUA em março e Trump planeja baile de gala para a recepção

Política

Moraes exige relatório detalhado sobre rotina de Bolsonaro na "Papudinha"

Política

Lula busca maneira polida de recusar convite para conselho de Trump

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Colégio particular de Londrina corta bolsa integral de aluno e descumpre liminar; família recorre

Cidade
Londrina e região

Londrina entra em alerta laranja para temporais com risco de granizo e ventos de até 100 km/h

Cidade
Londrina e região

Pedágio na BR-369 em Rolândia gera revolta entre moradores e mobiliza autoridades

Paraná
Londrina e região

Jovem morre após ser linchado por crime que não cometeu em Ponta Grossa

Brasil e mundo
Brasil

Pastor condenado por estuprar menina é morto a tiros em praça de MT

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP47 | Conexão, Resultado e Estratégia | Lucas e Adailton

Podcast do Marcelo Villa | EP 1 | Acelera: 2026, Um Ano Muito Rápido

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.