Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

UNE vai ao Supremo contra Weintraub que chamou entidade de 'máfia' nas redes

19 mai 2020 às 18:00
Por: Estadão Conteúdo

A União Nacional do Estudantes (UNE) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, seja responsabilizado por declarações ofensivas contra a entidade estudantil. Em novembro do ano passado, o ministro se referiu à UNE como 'máfia' e 'tigrada' em publicação nas redes sociais.

"Por que algumas pessoas são contra a carteirinha digital? Porque a UNE ganha R$500 milhões por ano fazendo isso. A gente vai quebrar mais uma das máfias do Brasil, tirar R$500 milhões das mãos da tigrada da UNE", disse no ministro em publicação no Twitter no dia 25 de novembro de 2019.

Weintraub falava sobre a Medida Provisória nº 895/2019, que criou a carteira estudantil digital. A medida acabou, temporariamente, com a maior fonte de receita das entidades estudantis: a prerrogativa legal de emissão das carteirinhas. Apesar de ter sido promulgada, a MP não foi aprovada pelo Congresso Nacional e perdeu validade em janeiro deste ano.

O ministro, considerado um dos pilares da chamada ala ideológica do seu governo, também chegou a escrever que a UNE 'deveria começar a fabricar cachimbos' para repor a perda financeira com o início da confecção eletrônica das carteirinhas estudantis pelo governo federal.

O advogado responsável pela ação, Humberto Fabretti, defende que a entidade tem sido 'vítima de uma série de ofensas que tem a clara intenção de prejudicar não somente a UNE, mas também estigmatizar uma parcela dos estudantes universitários ao associá-los ao consumo de drogas, arruaças, balburdia etc'.

Outras notícias

Messias busca Pacheco e aposta em ajuda de ministros do STF para ser aprovado no Senado

Aliados de Alcolumbre dizem que têm ao menos 48 votos contra a indicação de Messias ao STF

Moraes solicita comprovação do histórico de saúde de Augusto Heleno

Em março, a ministra Carmen Lucia, do Supremo Tribunal Federal (STF), chegou a pedir que Abraham Weintraub apresentasse explicações sobre as declarações. O ministro informou que as publicações não tiveram intenção de ofender ou difamar a entidade estudantil.

A UNE não comprou a justificativa. Para a entidade, os termos usados pelo ministro têm 'evidente sentido pejorativo e ofensivo'. "É simplesmente impossível dizer que uma instituição configura uma máfia sem que isso seja ofensivo", argumenta Fabretti na ação.

Em sua página no Twitter, o Weintraub não economiza críticas à entidade estudantil. As publicações animosas ganharam espaço logo no início de sua gestão à frente da pasta, em abril do ano passado, após demissão de Ricardo Vélez. O titular caiu por pressão de manifestantes contra o contingenciamento de recursos na educação.

Hoje Weintraub também está em posição frágil. Além da recusa em lotear seu ministério, falas contra integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) na reunião do dia 22 de abril e o impasse sobre o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contribuem para o desgaste.

COM A PALAVRA, ABRAHAM WEINTRAUB

Até a publicação desta matéria, a reportagem aguarda resposta do ministro Abraham Weintraub, sem sucesso. O espaço permancece aberto para manifestação.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Teste Público das urnas eletrônicas começa nesta segunda-feira (1º)

Política
Imagem de destaque

Venezuela repudia declaração de Trump sobre espaço aéreo do país: ‘Ameaça colonialista’

Política

Defesa de Bolsonaro entra com novo recurso no STF contra condenação

Política

Defesa de Bolsonaro tem novo pedido de prisão domiciliar e pretende usar Collor como referência

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Senhor Churrasco inaugura segunda unidade na Estrada do Limoeiro, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 60 anos é perseguido e atropelado após desavença amorosa em Londrina

Cidade
Londrina e região

Abastecimento de água comprometido nas zonas leste, norte e sul de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Duas pessoas morrem e cinco ficam feridas em acidente na BR-277 em Céu Azul

Cidade
Londrina e região

Bebê nasce dentro de carro na marginal da PR-445 a caminho do hospital

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 10 | Lançamentos da Prestes Construtora | Eduardo Consorte e Lucas Moura

Podcast PodFala com a Tai | EP 5 | Música, Carreira e Paixão | Mateus Moretti

Podcast Café Com Edu Granado | EP 40 | Superação e Aprendizado | Daniel Cardoso

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.